16/10/2026 às 10h44
Por Rebecca Loureiro
Até o dia 20 de outubro, 290 funcionários do comércio de bens, serviços e turismo de Arapiraca passam por consultas gratuitamente, seguidas da escolha dos óculos de grau. A iniciativa faz parte do projeto Sesc Saúde Empresa, que integra o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) e tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços oftalmológicos, promovendo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores.
A ação buscou ampliar o acesso aos serviços de saúde, atendendo às necessidades dos funcionários de forma mais acessível, como foi o caso de Maria Fabiana da Silva, que trabalha na rede de supermercados São Luiz e já saiu do consultório móvel com os óculos escolhidos. “Esse tipo de iniciativa é um grande incentivo para cuidar da saúde. Poder realizar essa avaliação durante o horário de trabalho facilita muito o acesso a esses serviços e é motivo de grande gratidão”, contou entusiasmada.
Quem também saiu satisfeita com o serviço oferecido no Sesc Arapiraca foi Luzenilda Ferreira, que trabalha na rede de lojas Carajás. “Essa ação do Sesc nos ajuda em todos os sentidos, é muito conveniente ter acesso a um serviço de saúde como esse no meio do trabalho e já sair com tudo resolvido. Aqui fizemos todas as etapas em um só lugar e em um só dia. Isso é perfeito”, comentou.
O projeto representa um meio de prevenção em saúde ocular, pois contribui para reduzir os riscos associados ao adiamento de consultas de rotina, como destacou o médico oftalmologista, Gustavo Lania Guapo “Levar o consultório até o paciente permite identificar doenças que poderiam ter o diagnóstico adiado, além de possibilitar a correção visual. Durante a ação, por exemplo, identificamos um caso com suspeita de glaucoma, reforçando a importância da avaliação oftalmológica precoce”, afirmou.
A analista de saúde do Sesc Arapiraca, Anna Paulla Leite, reafirma que o diferencial da ação é o fato de a avaliação oftalmológica e a entrega dos óculos acontecerem no mesmo local. “O Sesc Arapiraca atua na oferta desses serviços, com o intuito não somente da melhoria na atividade laboral, mas na vida dessas pessoas como um todo, seja facilitando os atendimentos de saúde ou de outras áreas específicas”, explicou.