28/10/2025 às 18h01
Por Sarah Azevedo
De 31 de outubro a 9 de novembro, o público da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas poderá visitar a exposição “Pretagonistas”, uma homenagem à potência criativa e à resistência de mulheres negras alagoanas. A mostra integra o projeto Arte Sesc, reconhecido nacionalmente como uma das mais importantes iniciativas do Sesc no campo das artes visuais, e que visa democratizar o acesso à produção artística brasileira, fomentando a circulação de exposições e ações formativas em todo o país.
Idealizada por Amanda Môa, Benita Rodrigues, Kelcy Ferreira, Thalita Melo, Lucimar Santos e Viviane Rodrigues, a exposição apresenta retratos e trajetórias de 30 artistas de Maceió, revelando, por meio da fotografia e da palavra, as histórias e legados da produção artística e das vivências dessas mulheres na capital. A mostra também faz referência a ancestrais e artistas negras alagoanas que pavimentaram caminhos e inspiram gerações.
Instalada em frente ao Teatro Gustavo Leite, no 2º andar do Centro de Convenções Ruth Cardoso, a mostra é um projeto coletivo que nasce do desejo de valorizar a existência e a expressão dessas mulheres. A curadoria é assinada por Kelcy Ferreira e Thalita Melo, e as fotografias são de Amanda Môa e Benita Rodrigues.
Segundo a curadora Kelcy Ferreira, o processo de construção da mostra foi coletivo e sensível às múltiplas vozes envolvidas: “Eu e Thalita fizemos uma curadoria participativa, ouvindo a equipe multidisciplinar responsável pela exposição e tendo como referência artistas que se dedicam a contar histórias de mulheres negras, como Rosana Paulino, que nos faz refletir sobre as mulheres negras que não foram fotografadas no passado e sobre as representações que construímos no presente. Também temos como inspiração Mestra Irinéia, e Conceição Evaristo e sua escrevivência. Pensamos em uma exposição com mulheres reais em seus locais de trabalho, em suas casas, ateliês ou palcos, com expressões diversas, mas, principalmente, conscientes da sua potência.”
Mais do que uma exposição, “Pretagonistas” é um espaço de encontro, partilha e afeto; uma celebração da representatividade preta e um convite à reflexão sobre o papel da arte como ato de resistência e amor.
"Pessoalmente, ver este projeto ganhando vida na Bienal Internacional do Livro de Alagoas é um misto de medo, alegria e fortalecimento. Medo por entender que se trata de uma temática que desperta muitas reflexões sensíveis; fortalecimento por perceber que tivemos inúmeros aprendizados ao longo de toda a construção da exposição. Cada conversa com as mulheres, cada dúvida, cada incômodo, cada alegria ao perceber um novo avanço mostra que não estamos sozinhas, que somos imensas, plurais, diversas e muitas, muitas mesmo. Somos tantas que não cabemos em apenas uma exposição, mas somos merecedoras de todas as palmas e de todos os pretagonismos", afirmou Benita.
Serviço
Exposição: Pretagonistas
Período: 31 de outubro a 9 de novembro
Local: em frente ao Teatro Gustavo Leite, no 2º andar do Centro de Convenções Ruth Cardoso
Evento: 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Abertura da exposição: 31 de outubro, às 19h
Realização: Sesc Alagoas – Projeto Arte Sesc