17/03/2026 às 15h35
Por Robson Muller
Teve início nesta segunda-feira (16), no Sesc Poço, em Maceió, o curso de letramento digital do Projeto Viva Mais Cidadania Digital, que beneficia cerca de 120 pessoas idosas inscritas no Trabalho Social com Grupos (TSG) do Sesc Alagoas. A iniciativa busca promover inclusão digital, autonomia e mais segurança no uso cotidiano do celular e de outras tecnologias.
Realizado em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, o curso terá duração de quatro semanas e conta com a atuação do professor Alaelson Jatobá e do servidor Lucas Barros, ambos do Ifal, além de estudantes do curso técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas da instituição, que participam como monitores.
Os participantes estão distribuídos em quatro turmas: duas com encontros às segundas e quartas-feiras e duas às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. A ação integra uma iniciativa nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com articulação local com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF).
Segundo o professor Alaelson Jatobá, o projeto responde a uma demanda considerável por inclusão digital, especialmente entre pessoas idosas. “Alagoas possui um índice elevado de analfabetismo digital, o que levou o Ifal a abraçar essa iniciativa. Além de contribuir para o letramento digital a partir das necessidades reais desse público, o curso também promove o encontro de gerações, unindo conhecimento técnico e conexões humanas para ampliar a autonomia no dia a dia”, destacou.
Durante as aulas, os participantes aprendem desde funções básicas do celular até o uso de aplicativos de transporte, delivery e redes sociais, além de recursos úteis para o dia a dia, como ferramentas de localização, pagamentos via Pix e orientações sobre segurança digital, incluindo a identificação de golpes e fake news.
A aposentada Luzinete Santos, de 68 anos, destaca as mudanças após a participação no curso. “Antes, eu não sabia nem solicitar um Uber sem ajuda, nem consultar os horários de ônibus pelo aplicativo. Também não fazia transferências via Pix nem enviava fotos pelo celular. Hoje, consigo fazer tudo isso e muito mais, e posso dizer que não depender de outras pessoas para coisas simples é libertador”, afirmou.
O Projeto Viva Mais Cidadania Digital está em seu terceiro ano de execução e, em Maceió, passou a ser realizado no último trimestre de 2025. Na capital, atendeu inicialmente o público da Associação Pestalozzi, foi desenvolvido no campus Maceió do Ifal e, atualmente, contempla idosos inscritos no TSG do Sesc Alagoas.
Sobre o TSG
O Trabalho Social com Grupos (TSG) é uma iniciativa do Sesc voltada à promoção da qualidade de vida, por meio de atividades que incentivam uma rotina mais ativa e saudável. Atualmente, atende cerca de 800 participantes nas unidades Sesc Poço e Sesc Arapiraca, com ações que incluem encontros de convivência, atividades culturais e de lazer, oficinas e outras iniciativas voltadas ao envelhecimento ativo e ao protagonismo nessa fase da vida.