Fale no WhatsApp
“Vozes da Nossa História” reúne artistas para celebrar a trajetória da FEMUSESC

Alterne entre as áreas

“Vozes da Nossa História” reúne artistas para celebrar a trajetória da FEMUSESC

Projeto autoral do Sesc Alagoas reúne dez nomes da música alagoana para interpretar composições lançadas ao longo de 14 edições do evento

04/09/2026 às 19h36

Por Sarah Azevedo

A Festa da Música do Sesc Alagoas (FEMUSESC), anteriormente Festival da Música Alagoana, foi, por catorze edições, um dos eventos de destaque da instituição, responsável por apresentar diversas composições de artistas locais. Após um hiato, a iniciativa retoma sua trajetória em sua 15ª edição, de forma comemorativa, somando-se à celebração dos 80 anos do Sesc no Brasil.

A programação comemorativa acontece de 10 a 13 de setembro. Nos dias 10 e 11, serão realizadas oficinas musicais no Sesc Poço. Já nos dias 12 e 13, a programação segue para a Orla da Pajuçara, com apresentações de artistas alagoanos e de grandes nomes da música nacional. É nesse contexto que foi criado o projeto “Vozes da Nossa História”, uma produção autoral do Sesc Alagoas que reúne artistas convidados para interpretar composições lançadas ao longo das edições da FEMUSESC. Os nomes escolhidos não só fazem parte da história da música alagoana contemporânea, como também da trajetória da Festa e, na ocasião, darão novas interpretações a obras que marcaram o evento.

O projeto será apresentado em duas partes. A primeira acontece no dia 12, com as apresentações de Mácleim Carneiro, Júnior Almeida, Rodrigo Avelino, Luiz de Assis e Júlio Uçá. No dia 13, será a vez de Andrea Laís, Myrna Araújo, Fernanda Guimarães, Roberta Aureliano e Wilma Araújo. Em todas as apresentações, os artistas serão acompanhados pela banda-base da FEMUSESC, montada especialmente para esta edição.

Artistas da primeira parte

A primeira parte do projeto, no dia 12 de setembro, reúne cinco artistas com diferentes relações com a trajetória da FEMUSESC. Mácleim Carneiro, cantor, compositor e escritor, é reconhecido como um dos nomes contemporâneos de contribuição singular para a música alagoana e soma quatro participações no evento.

Júnior Almeida tem mais de 40 anos de carreira, seis álbuns lançados e canções gravadas por nomes como Ney Matogrosso e Mart’nália. A canção “A Cor do Desejo”, interpretada por Ney Matogrosso, foi apresentada por Júnior em uma de suas duas participações na Festa.

A relação com a FEMUSESC é ainda mais direta no caso de Rodrigo Avelino. O cantor, compositor e produtor musical participou de quatro edições do evento, entre 2007 e 2010. Em 2009, a canção “Tão Leve”, de sua autoria e interpretada por ele, foi escolhida como vencedora da mostra, garantindo sua participação no Festival de Música Cidade Canção (FEMUCIC), em Maringá (PR), onde representou Alagoas.

Também integrante dessa história, Luiz de Assis foi finalista em três edições da FEMUSESC, com “Razão e Emoção” (2004), “Ser Felizes” (2007) e “Corpo Fechado” (2008). O cantor e compositor é vocalista da banda de reggae Vibrações e, em paralelo, desenvolve um trabalho autoral que transita pela chamada nova MPB, reunindo elementos como tambores de raízes africanas, guitarras de blues, pandeiro de coco e samba.

Completa o grupo Júlio Uçá, cantor e compositor que estreou na FEMUSESC em 2003, com a canção “Moreninha”, e participou de outras três edições. Em 2008, venceu a mostra na categoria melhor música com “Cabelo de Mola” e representou Alagoas no FEMUCIC.

Artistas da segunda parte

No dia 13 de setembro, o projeto recebe outros cinco nomes da música alagoana. Andrea Laís vem construindo, desde sua estreia nos palcos, em 2009, uma trajetória marcada pela pesquisa de sonoridades brasileiras e pelo diálogo com as tradições culturais, familiares e religiosas do Nordeste. Com dois álbuns lançados, “Solar” (2017) e “Presença” (2021), a cantora também participou das edições de 2010 e 2013 da Festa.

Entre os nomes que retornam ao palco está Myrna Araújo, cantora e professora de canto que construiu sua trajetória na música alagoana unindo a experiência na música popular à formação em canto lírico. Participou das edições de 2008 e 2009 da FEMUSESC e integrou o projeto Circulação Sesc de Música Alagoana, levando seu trabalho a diferentes cidades do estado.

A cantora, compositora e produtora cultural Fernanda Guimarães participou de duas edições da Festa e também integra a programação. Sua trajetória transita por gêneros como forró, rock, MPB e música popular, incorporando também referências da cultura afro-brasileira. Em 2011, fundou o Coletivo Cultural Rock Maracatu, projeto que aproxima os tambores alagoanos do rock e se consolidou como uma importante iniciativa de valorização da música e da cultura popular no estado.

Cantora e atriz, Roberta Aureliano soma cerca de 30 anos de carreira no teatro e 15 na música. Em sua atuação musical, transita por ritmos como forró, coco, maracatu e baião. Participou das edições 2009 e 2010 da FEMUSESC e, há mais de dez anos, interpreta Maria Bonita no espetáculo “O Massacre de Angico: A Morte de Lampião”, encenado em Serra Talhada (PE).

Fechando o grupo, temos Wilma Araújo. A cantora tem três décadas de carreira na música e participou das edições de 1999 e 2000 do evento. Em 2005, lançou seu primeiro álbum solo, “Beleza Delicadeza”, reunindo composições de nomes como Djavan, Mácleim Carneiro e Júnior Almeida. Com quatro álbuns lançados, Wilma transita por gêneros como samba, MPB e forró, estilo que ganhou destaque em seu trabalho mais recente, “Zabumbando o Coração”, de 2023.

Ao reunir artistas que fizeram parte da trajetória da FEMUSESC, o “Vozes da Nossa História” transforma memória em reencontro. As novas interpretações das composições que marcaram o evento celebram não apenas a história da Festa, mas também a contribuição de diferentes artistas para a música alagoana.

 

Programação FEMUSESC + 80 anos de Sesc

10 de setembro — Quinta-feira

9h às 12h e 14h às 16h: oficina de saxofone e flauta, com Marcelo Martins
9h às 12h e 14h às 16h: oficina de bateria e percussão, com Vitor Cabral
9h às 12h: oficina de música criativa, com Arismar do Espírito Santo

20h: apresentação musical de Marcelo Martins, Arismar do Espírito Santo e Vitor Cabral com a banda FEMUSESC.

Local: Sesc Poço
Entrada solidária: 1 kg de alimento não perecível

11 de setembro — Sexta-feira

9h às 12h: oficina de música criativa, com Arismar do Espírito Santo

12 de setembro — Sábado

15h30: abertura oficial
16h: Vozes da Nossa História — 1ª parte, com Mácleim Carneiro, Júnior Almeida, Rodrigo Avelino, Luiz de Assis e Júlio Uçá
17h30: intervenção musical, com Filarmônica Aconchego e Filarmônica Manoel Alves
18h: show de JPê Souto
19h30: show de Seu Jorge

13 de setembro — Domingo

16h: Vozes da Nossa História — 2ª parte, com Andrea Laís, Myrna Araújo, Fernanda Guimarães, Roberta Aureliano e Wilma Araújo
17h: intervenção de maracatu
17h30: Raízes de Alagoas, com Chau do Pife, Eliezer Setton, Tião Marcolino, Xexéu da Zabumba, Mestra Pastora, Mestra Niza e Telma César
19h: concerto de encerramento, com Geraldo Azevedo & Orquestra Filarmônica de Alagoas

 

 

INSTAGRAM YOUTUBE