Teatro Jofre Soares apresenta concerto do Sexteto Metais Recife

Alterne entre as áreas

Teatro Jofre Soares apresenta concerto do Sexteto Metais Recife

Apresentação, realizada nesse sábado (13), faz parte da programação do Projeto Sesc Partituras

14/04/2024 às 06h00

Na noite de ontem (13), o Teatro Jofre Soares recebeu o Sexteto Metais Recife para um concerto de música de câmara pernambucana. A apresentação foi viabilizada pelo Projeto Sesc Partituras e reuniu um público composto, em sua maioria, por jovens músicos de Alagoas.

Entre as pessoas presentes estava o instrutor e músico da Associação Musical Professor Francisco Pedrosa, Fred Cena. Ele elogiou o repertório escolhido pelo sexteto e disse que o grupo serve de inspiração. “Uma apresentação importante para incentivar os músicos de associação, mostrando a eles o caminho que eles podem seguir junto com a música”.

O Sexteto Metais Recife é formado pelos músicos Alexandre Freitas, no trompete; Anderson Vieira, no trompete, José Henrique da Silva, na trompa; Raffael Santana, no trombone; Estevam Vieira, na tuba; e Giovani Matos, na bateria. O grupo foi fundado na década de 90, com o objetivo de divulgar a música instrumental demonstrando o potencial e a versatilidade dos instrumentos de sopros da família dos metais.

Em seu repertório, o sexteto vai do erudito ao popular transitando pelo jazz, músicas da MPB e bossa nova, mas dão uma atenção especial à música pernambucana, como o frevo, o maracatu, o baião e a ciranda. No concerto do Sesc Partituras foram apresentadas dez peças, entre elas composições dos artistas pernambucanos Maestro Duda, Dimas Sedícias e Nilson Lopes.

Sobre o Projeto Sesc Partituras, o tubista e cofundador do grupo, Estevam Vieira, falou: “Um espaço fundamental pra que a gente possa mostrar esse tipo de trabalho pra mais pessoas, já que esse não é um tipo de música tão divulgado nas rádios e na televisão”.

Projeto Sesc Partituras

É uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais e obras transcritas através de programas de editoração musical, que disponibiliza acesso gratuito a partituras para estudantes, professores, músicos, pesquisadores e demais interessados.

O projeto também produz uma série de concertos com programas de música brasileira de concerto a partir do repertório do site. É uma ação que contribui para a divulgação da obra composta por brasileiros, configurando-se como importante meio de valorização, preservação e difusão do patrimônio musical nacional.

Confira abaixo os dias e horários das próximas apresentações do projeto:

 

Concerto com Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Alagoas

Dia 17 de abril, às 20h 

No Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

 

Oficina de Regência com maestro Luiz Martins

Dia 18 de abril, às 19h

Na Escola Municipal de Artes de Arapiraca

Inscrições: doity.com.br/oficinaderegencia

Entrada gratuita

 

Concerto com Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Alagoas

Dia 19 de abril, às 14h

No Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

 

INSTAGRAM YOUTUBE