A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher tem como objetivo principal contribuir para promoção da saúde da mulher através do rastreamento do câncer do colo do útero e de mama conjugado ao desenvolvimento de ações educativas em parceria com os municípios alagoanos. Sua operacionalização ocorre por meio da realização de exames de citologia e mamografia, gratuitamente, para mulheres em idade recomendada.

Sua atuação é uma resposta estratégica do Sesc, à nível nacional, à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde.

A Unidade Móvel tem capacidade para realização de 64 exames por dia, sendo 32 mamografias e 32 citologias. Sua estrutura é composta de um mamógrafo 100% digital com a tecnologia tomossíntese que pode contribuir significativamente para a detecção de lesões precursoras, para a qualidade da imagem e impactar em um diagnóstico mais preciso e confiável para as pacientes.

O projeto possui ainda parceria com o Hospital de Câncer de Barretos – Hospital do Amor, referência em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer à nível mundial, sendo este responsável pelos laudos dos exames de mamografia e pelo acompanhamento e treinamento constante da equipe.

COMO SOLICITAR O PROJETO SAÚDE MULHER

Os municípios interessados deverão enviar formalmente solicitação de parceria ao Sesc Alagoas para análise institucional.

Em relação a contra- partida é de responsabilidade do Sesc

Disponibilizar a Unidade móvel;

Encaminhar equipe fixa: médico responsável técnico, enfermeira, educadora em saúde, técnicas de radiologia, artífice de manutenção;

Ofertar  todo o material de consumo para a realização dos serviços;

Realizar  exames de citologia e mamografia;

Entregar os laudos de citologia e mamografia através de contrato com um laboratório de referência nacional ou regional, e com uma clínica de radiologia de referência nacional ou regional, respectivamente;

Disponibilizar serviço de física médica.

É responsabilidade da Prefeitura/Instituição

Disponibilizar o transporte da equipe fixa em seu retorno para Maceió nas quartas e sextas- feiras;

Realizar ligação de esgotamento, água e energia elétrica;

Disponibilizar hospedagem, alimentação e transporte da equipe fixa durante a semana;

Realizar serviço de coleta de lixo comum e resíduos hospitalares;

Oferecer espaço para almoxarifado do material de consumo do projeto;

Possibilitar equipe temporária para suporte: recepcionista e serviços gerais, 8 horas por dia e vigilância 24h;

Conceder tenda 12x12m para proteção da Unidade móvel e para recepção;

Divulgar o projeto no município e busca ativa das pacientes elegíveis (para citologia- 25 a 64 anos e mamografia- 50 a 69 anos);

Garantir o acompanhamento e tratamento das mulheres com resultados alterados;

Apoiar nas ações educativas.

INFORMAÇÕES

08002842440/2123-2439