Com o objetivo de promover, prevenir e recuperar a saúde bucal, o Sesc Alagoas oferece por meio da Unidade Móvel OdontoSesc tratamento odontológico nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Dentística.

Inaugurada em 2011, a Unidade Móvel – OdontoSesc contempla em seu espaço físico quatro gabinetes odontológicos e equipamentos utilizáveis para o processo de odontologia. O quadro funcional dispõe de odontólogos, técnicos em Saúde Bucal – TSB e auxiliares em Saúde Bucal – ASB.

Com ações itinerantes, percorre todos os municípios munido em parcerias com prefeituras, prestando serviços gratuitos de restauração, exodontia, profilaxia, raspagem, aplicação tópica de flúor – ATF, fluorterapia, pulpotomia e endodontia de dentes anteriores para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, bem como  usuários selecionados pelos parceiros.

COMO É REALIZADA A PARCERIA

A parceria é desenvolvida por meio de termo de convênio firmado com Prefeitura/Instituição, levando até as comunidades do interior atendimento odontológico no modelo tradicional com horário agendado, com disponibilidade diária de 60 consultas, contemplando 02 turnos de atendimento, focado na prevenção e promoção em saúde bucal.

No período de 90 dias úteis em cada parceria, onde são atendidos 500 pacientes com tratamento odontológico completo e de forma gratuita, totalizando uma média de 13.000 procedimentos odontológicos. Além do desenvolvimento de capacitações com toda equipe e estratégias focadas em ações de promoção em saúde bucal com os alunos dos municípios parceiros.

COMO SOLICITAR O PROJETO ODONTOSESC

A Prefeitura/Instituição deverá enviar ofício informando o interesse da parceria ao Sesc Alagoas em sua Sede Administrativa, localizada na Rua Pedro Paulino, nº 40, Maceió-Alagoas. Logo após, serão realizadas visitas técnicas para a avaliação das condições de acesso, infraestrutura e características socioeconômicas do município, visando a qualidade dos trabalhos a serem realizados.

Em relação as contra- partidas é de responsabilidade do Sesc

Fazer o deslocamento da Unidade para o município: aluguel de cavalo mecânico, caminhão baú e seguro da Unidade;

Realizar o traslado da equipe de Maceió para o município às segundas;

Fornecer instrumentos, materiais clínicos e de consumo;

Promover a manutenção da unidade através de técnico próprio capacitado;

Administrar o projeto;

Capacitar a equipe móvel fornecida pela Prefeitura/Instituição;

Desenvolver ações de educação e promoção à saúde;

Fornecer equipe fixa: 2 odontólogos;2 técnicos em saúde bucal (1 com função de agente de educação em saúde) e 1 artífice em manutenção.

É responsabilidade da Prefeitura/Instituição

Oferecer infraestrutura para o funcionamento da Unidade: terreno plano e sombreado; pontos de luz, água e esgoto;

Fornecer almoxarifado (próximo à Unidade);

Ofertar Vigilância 24h;

Oferecer hospedagem e alimentação da equipe fixa durante a permanência do projeto no município.

INFORMAÇÕES
0800284-2440 / 98752-7440 / 98752-9613 / 2123-2411