Criado em 2008, o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), conforme estabelece o Decreto nº 6.632, se destina à aplicação de 1/3 (33,33%) da Receita de Contribuição Compulsória Líquida do Sesc em educação básica e continuada ou em ações educativas relacionadas com os programas. Desse total, 50%, ou seja, 16,67% dessa receita fazem parte da oferta de gratuidade destinada aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, e aos estudantes da rede pública de educação básica de baixa renda.

Ao participar do PCG, o Sesc reafirma o seu compromisso com a gratuidade e com o desenvolvimento do social, por meio da ampliação de iniciavas que melhoram significativamente a vida do comerciário e de seus dependentes, e cumpre o propósito dos empresários do segmento do comércio que mantêm a instituição.

Em quais áreas atua?

O PCG atua em três das cinco áreas do Sesc: Cultura, Lazer e Saúde.

Na área da Cultura, são realizadas atividades de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música. No Lazer, as ações são focadas no desenvolvimento físico e esportivo e no turismo social (excursões e passeios). Na área da Saúde, as ações fomentadas acontecem em empresas, na comunidade e nas Unidades do Sesc.

Quem pode participar?

Trabalhadores do comércio que tenham renda bruta familiar de até três salários mínimos, seus dependentes e egressos de escolas públicas.

Como participar?

A participação nas ações fomentadas pelo PCG acontece por meio de editais lançados pelo Sesc para cada um dos programas que estão dentro das áreas contempladas. Os interessados devem acompanhar a publicação dos editais no site do Sesc Alagoas.