EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

O projeto Sesc Ler, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promove o acesso à educação básica gratuitamente para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dependentes e a comunidade em geral, que não concluíram os estudos no tempo regular.

Em Alagoas, a EJA atua na Unidade Sesc Arapiraca e no Sesc Ler Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela, oferecendo a modalidade do primeiro segmento, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As turmas funcionam nos horários das 14h às 17h e 19h às 22h. Os alunos recebem gratuitamente o fardamento, o lanche e o material pedagógico.
Durante os cursos da EJA, o Sesc realiza ações ligadas à prática esportiva e a artes, em parceria com outras áreas de atuação da entidade, a exemplo de Cultura e Esporte, o que contribui para a formação completa dos alunos que têm acesso às salas de leitura e bibliotecas, mostras de artes plásticas, lazer e saúde.

Clique e saiba mais sobre o projeto:

EJA

CRIAR SESC

O Criar Sesc viabiliza a crianças de todas as regiões do país, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas, a oportunidade de vivenciar experiências de educação integral que consideram as diferentes linguagens do brincar como forma de construir conhecimento.

O projeto surge a partir da necessidade de valorização das infâncias e suas múltiplas experiências no território brasileiro. É um projeto ancorado numa rotina escola que leva em consideração o brincar, a investigação, o trabalho coletivo, o envolvimento com a comunidade local, oficinas, jogos, artes, pesquisa, entre outras múltiplas linguagens por meio de três eixos conceituais: cultura da infância, estudo do território e sujeito integral.
A iniciativa é desenvolvida nas unidades Sesc Arapiraca, Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela que contam com uma série de espaços destinados às atividades relacionadas ao projeto.
Durante a semana, as crianças têm contato com professores de áreas específicas que são responsáveis por atividades diversas, como dança, música e teatro, por exemplo. Outra proposta do Criar Sesc é valorizar vivências que possibilitem a relação com a natureza em todos os processos educativos. O Criar Sesc foi implantado em 1982, com a proposta de auxiliar os estudantes – filhos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – em suas atividades curriculares para colaborar com o processo educativo vivenciado na escola. Anteriormente, o projeto era denominado de Programa Habilidades de Estudo (PHE).

Clique e saiba mais sobre o projeto:

CRIAR SESC