Arte e transformação social, com a música o Sesc desenvolve atividades destinadas à criação, produção, difusão, fruição e à preservação da música em seus diversos gêneros e estilos, visando potencializar plateias, artistas, produtores e público em geral.

Realizações desenvolvidas no Sesc Alagoas: Apresentação, Curso e Desenvolvimento de Experimentações.

Unidades Executivas que desenvolvem a Atividade: Sesc Centro, Sesc Jaraguá, Sesc Poço e Sesc Arapiraca.

ALGUNS PROJETOS DA PROGRAMAÇÃO

Arte e Circuito

Objetivo: propor a realização de cursos, oficinas, apresentações, exibições e desenvolvimento de experimentações.

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Arapiraca.

Arte na Escola 

Objetivo: desenvolver curso de música junto aos alunos da Educação Infantil, com o objetivo de exercitar a apreciação, o diálogo e o fazer artístico. No trabalho serão realizados encontros semanais para desenvolvimento de processo de musicalização por meio do canto coral.

Período de realização: de março a novembro.

Local de realização: Sesc Jaraguá.

Estúdio Sesc

Objetivo: realizar atividades direcionadas à criação, produção, difusão, fruição e à preservação da música em seus diversos gêneros e estilos, visando o desenvolvimento de plateias, artistas, produtores e público em geral. O projeto é voltado para a exposição metodológica e administrativa no âmbito que compreende as ações a serem realizadas em Curso e Desenvolvimento de Experimentações, por meio do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM). Os subprojetos contemplados para o planejamento técnico- -administrativo são: Cursos de Música PCG – voltados ao processo de iniciação musical de faixas etárias diversificadas; Cursos Livres de Música – destinado ao âmbito da musicalização infantil, com prioridade de atendimento aos trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo e a capacitação de professores para possível atuação nos cursos de música PCG; Musicoteca – ações que reforcem a disponibilização para consulta e empréstimo do acervo de áudio e literário voltado à linguagem musical, tais como: CD’s, DVD’s, songbooks, partituras, pesquisas, estudos e dicionários musicais.

Período de realização: de janeiro a dezembro.

Local de realização: Sesc Centro.

Cultura e Movimento 

Objetivo: estimular o intercâmbio cultural, a fruição e apreciação artística por meio da realização de apresentações artísticas.

Período de realização: nos meses de fevereiro, abril, junho, julho agosto outubro.

Local de realização: Sesc Poço.

Nordeste das Artes

Objetivo: ampliar os espaços para o desenvolvimento de processos de criação e experimentação em artes; promover as manifestações artístico-cultural do nordeste brasileiro em diálogo inter-regional e valorizar a produção artística e cultural dos estados da região nordeste por intermédio de ações formativas, privilegiando a diversidade de linguagens.

Período de realização: abril.

Local de realização: Sesc Centro.

Sesc das Artes

Objetivo: voltado para fomento e difusão da produção artístico cultural alagoana, bem como a formação de plateia, considerando seu aspecto formador.

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Centro e Sesc Arapiraca.

Sesc Partituras

Objetivo: difundir e democratizar o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita; incentivar o desenvolvimento de artistas da música de concerto e o trabalho de compositores contemporâneos. A proposta consiste em divulgar o site do Sesc Partituras, tornando-o vivo, difundindo a música brasileira e estimular a formação de grupos que possibilitem ao público o contato com a riqueza da música escrita no Brasil.

Período de realização: nos meses de abril e julho.

Local de realização: Sesc Centro.

Sonora Brasil

Objetivo: realizar programações voltadas para a formação de novos ouvintes musicais, com destaque para o desenvolvimento histórico da música no Brasil, bem como divulgar o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra com fundamentação artística não comercial, com temáticas da música de tradição e música de concerto. Projeto temático, com circulação nacional de apresentações musicais e oficinas, em parceria com o Departamento Nacional e a Rede Sesc de Música.

Período de realização: agosto.

Local de realização: Sesc Centro e Sesc.

TSI Cultura e Ação

Objetivo: ampliar e democratizar o acesso à programação cultural e desenvolver a formação de público e do fazer artístico para os clientes da atividade Trabalho Social com Grupos (Idosos).

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Arapiraca.