A Literatura é um universo de possibilidades que encanta crianças, jovens e adultos. Entendendo o seu importante papel para a construção de uma sociedade, o Sesc Alagoas realiza ações de incentivo à produção, ao acesso, à fruição e à preservação da obra literária, considerando-se literatura o discurso verbal que se diferencia pela elaboração estética da palavra, podendo se concretizar nos diversos gêneros e suportes, manifestando-se por meio da escrita e da oralidade.

Compreende as realizações desenvolvidas no Sesc Alagoas: Apresentação, Curso, Debate, Exposição, Mediação e Oficina.

Unidades Executivas que desenvolvem a Atividade: Sesc Centro, Sesc Poço e Sesc Arapiraca.

ALGUNS PROJETOS DA PROGRAMAÇÃO

Arte da palavra

Objetivo: difundir a produção literária por meio de oficinas e possibilitar a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura. O processo é conduzido em curadoria coletiva especializada com escritores renomados e reconhecidos na cena literária brasileira, selecionados por meio da rede Sesc.

Período de realização: de abril a novembro (exceto o mês de junho).

Local de realização: Sesc Centro, Sesc Arapiraca e Sesc Ler Palmeira dos Índios.

Arte e Circuito

Objetivo: realizar cursos e apresentações para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, bem como estudantes, educadores e a classe artística do município de Arapiraca.

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Arapiraca.

Clube Sesc de Leitura

Objetivo: aproximar leitores, livros e literatura de forma descontraída, permitindo à comunidade em geral o contato com as histórias produzidas por autores brasileiros e estrangeiros.

Período de realização: de fevereiro a novembro.

Local de realização: Sesc Centro.

Cultura e Movimento

Objetivo: incentivar o processo de apreciação artística junto aos clientes inscritos no Trabalho Social com Grupos (Idosos). Ação sistemática que estimula o intercâmbio cultural, a fruição e a apreciação artística por meio de apresentações.

Período de realização: nos meses de fevereiro, abril, junho, julho e outubro.

Local de realização: Sesc Poço.

 IX Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Objetivo: desenvolver a estética e o senso crítico da comunidade, por meio de propostas direcionadas à relação “leitor-livro”, com foco no público PCG; além de promover o intercâmbio entre escritores, ilustradores, contadores de histórias, educadores e público interessado.

Período de realização: novembro.

Local de realização: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Laboratório Sesc de Criação e Expressão Literária

Objetivo: disponibilizar aos participantes, exercícios de escrita, estudo de autores clássicos e contemporâneos, tendo como elementos de estudo narradores e pontos de vista, personagens, diálogos, descrições de pessoas, de objetos, de ambientes, além de outras categorias que tradicionalmente constituem uma narrativa de ficção (conto ou romance). Período de realização: de abril a setembro. Local de realização: Sesc Centro. Projeto: Nordeste das Artes Objetivo: ampliar os espaços para o desenvolvimento de processos de criação e experimentação em artes; promover as manifestações artístico-cultural do nordeste brasileiro em diálogo inter-regional e valorizar a produção artística e cultural dos estados da região nordeste por intermédio de ações formativas, privilegiando a diversidade de linguagens.

Período de realização: abril.

Local de realização: Sesc Centro.