Fomentando a história do cinema, o Sesc Alagoas realiza atividades destinadas à criação, difusão, fruição e à preservação de conteúdos audiovisuais. É considerada obra audiovisual aquela que, pela combinação de imagens e sons, gera significados por meio da impressão da imagem em movimento, independentemente da tecnologia utilizada, podendo ser de diversos gêneros e categorias de classificação, como curta-metragem, média-metragem, longa-metragem, animação, videominuto, videoclipe, documentário, ficção, videoarte, videodança, entre outros.

Compreende as realizações desenvolvidas no Sesc Alagoas: Curso, Debate, Exibição e Oficina.

Unidades Executivas que desenvolvem a Atividade: Sesc Centro, Sesc Arapiraca, Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela.

ALGUNS PROJETOS DA PROGRAMAÇÃO

Arte e Circuito

Objetivo: ampliar e democratizar o acesso à programação cultural, bem como desenvolver o processo de formação de público e do fazer artístico, cujos saberes e a diversidade sejam valorizados e haja oportunidade de uma aprendizagem contínua para os participantes.

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Arapiraca.

 Ateliê Sesc de Cinema

Objetivo: orientar a construção de histórias audiovisuais a partir da pesquisa sobre bairros ou comunidades de Maceió; promover o acesso aos aparatos e aos meios de fruição, produção e difusão cultural, na área audiovisual; fomentar através do processo de experimentação e desenvolvimento artístico, assim como o interesse pela pesquisa, estudo e discussão; colaborar com o desenvolvimento de novos olhares e ampliação da visão de mundo dos sujeitos através do acesso a conhecimento e obras audiovisuais.

Período de realização: de abril a novembro.

Local de realização: Sesc Centro.

Cine Sesc

Objetivo: promover a reflexão e o acesso a informações sobre as obras exibidas ou temas relacionados. A programação contempla a realização de oficinas a exibição de filmes alagoanos, brasileiros e estrangeiros que não estão inseridos no circuito comercial.

Período de realização: de fevereiro a novembro.

Local de realização: Sesc Centro.

Mostra Sesc de Cinema

Objetivo: incentivar a produção brasileira difundindo as obras não contempladas no mercado de exibição, com destaques para filmes infanto-juvenis. A programação contempla a realização de oficinas e exibição de filmes para o público em geral.

Período de realização: nos meses agosto, setembro e novembro.

Local de realização: Sesc Centro.

Nordeste das Artes

Objetivo: articular, difundir, estimular e valorizar a produção artística e cultural dos estados da região nordeste por intermédio de ações formativas, privilegiando a diversidade de linguagens.

Período de realização: abril.

Local de realização: Sesc Centro.

TSI Cultura e Ação

Objetivo: ampliar e democratizar o acesso à programação cultural e desenvolver a formação de público e do fazer artístico.

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Arapiraca.