É uma linguagem que proporciona uma forma de comunicação por meio da produção de conteúdo, a partir da justaposição entre o som e as imagens em movimento. Compreendendo o audiovisual como uma linguagem que semeia diálogos e estimula a formação cultural e social, o Sesc Alagoas tem a linguagem cinematográfica como principal referência para a realização de projetos que visam a difusão de filmes e conhecimento.

Nesta linguagem, além do planejamento e da realização de oficinas e cursos sobre temáticas do audiovisual, a instituição realiza curadoria e seleção de filmes a serem exibidos. As atividades têm por objetivo apresentar diversidade de perspectivas, discursos, propostas estéticas e visões de mundo, e de estimular da reflexão crítica sobre o que é veiculado massivamente.

PROJETOS

Arte em Circuito: realiza exibições de filmes que não estão inseridos no circuito comercial e cursos sobre o fazer audiovisual.

Ateliê Sesc de Cinema: promove cursos de introdução e realização audiovisual, como Introdução ao Audiovisual, Fotografia e Iluminação, Roteiro, Direção, Produção, Desenho de Som, Filmagem, Montagem e Finalização.

Cine Sesc: realiza exibições audiovisuais por meio de agendamento, a partir do acervo de filmes do Sesc Alagoas, além de oficinas gratuitas sobre temáticas da linguagem audiovisual.

Mostra Sesc de Cinema: promove exibições de filmes a partir da rede Sesc, possibilitando que pessoas de todas as regiões brasileiras conheçam e reconheçam filmes de diversos eixos do país.

TSI Cultura e Ação: seleciona e exibe filmes do acervo de produções visuais do Sesc Alagoas.

Em função da pandemia da Covid-19, os projetos podem passar por adaptações e até não acontecerem.