ARTES VISUAIS

ARTES VISUAIS

São um conjunto de manifestações artísticas, como pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, artesanato e multimeios. Com predominância de representações visuais, as manifestações se realizam por meio de técnicas artísticas que transitam entre a produção popular e a produção contemporânea.

Na área das artes visuais, o Sesc Alagoas desenvolve cursos, exposições de arte, oficinas, palestras, performances e visitas medidas em espaços de exposição artística, nas cidades de Maceió e Arapiraca e, também, nas Unidades do Sesc Ler de Palmeira dos Índios e de Teotônio Vilela.

PROJETOS

Ateliê Aberto à Comunidade

Destinado a crianças, adolescentes e idosos de baixa renda, o projeto promove encontros entre artistas e estudantes com a finalidade de possibilitar a prática de ateliê coletivo, a convivência com o processo criativo de artistas convidados e o acesso a diversas técnicas de artes visuais. As aulas acontecem, geralmente, aos sábados pela manhã, na Unidade Sesc Centro, e exploram diversas técnicas no campo das artes visuais, como desenho, pintura, ilustração, papietagem.

Diálogos em Artes Visuais

O projeto tem o intuito de trabalhar com os mestres e mestras das culturas populares dentro de escolas públicas. O objetivo é levar grupos da cultura popular, como bumba meu boi, guerreiro e escolas de samba para que ensinem a confeccionar elementos cênicos característicos destes grupos.

Exposições Centro

Durante o ano, o Sesc seleciona quatro exposições de arte para ocupar a Galeria Sesc Centro. A seleção se dá via edital, formação de parceria com instituições culturais do estado ou com o Departamento Nacional. As exposições ficam em cartaz, em média, por dois meses. Durante as exposições, com a participação de estudantes das redes pública e privada de ensino e de organizações não governamentais, o Sesc também promove visitas mediadas.

Exposições Sesc Ler

Nas unidades Sesc Ler em Teotônio Vilela e Palmeira dos Índios, A instituição realiza oficinas de arte com alunos e, a partir delas, surgem exposições. Assim, os alunos passam a participar do processo criativo, se apropriando do fazer artístico, como verdadeiros artistas visuais. Primeiro ocorrem as oficinas com o artista convidado e depois, a partir das obras geradas nessas oficinas, são realizadas exposições com as produções dos alunos que ficam montadas durante dois meses e todos os alunos da unidade têm oportunidade de visitá-la.