Atividades destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação de manifestações, com o objetivo de desenvolver plateias, artistas, produtores e público em geral. Com predominância de representações visuais, as ações contemplam um amplo espectro entre técnicas artísticas que transitam da vertente popular à produção contemporânea.

As ações são desenvolvidas por meio de técnicas variadas, entre elas: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, artesanato e multimeios.

Realizações desenvolvidas no Sesc Alagoas: Curso, Desenvolvimento de Experimentações, Exposição de Arte, Oficina e Visita mediada à Exposição.

Unidades Executivas que desenvolvem a Atividade: Sesc Centro, Sesc Poço, Sesc Arapiraca, Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela.

ALGUNS PROJETOS DA PROGRAMAÇÃO

Arte em Circuito

Objetivo: realizar de oficinas para comerciários e seus dependentes, bem como estudantes de escolas públicas, educadores e a classe artística do município de Arapiraca. Tem como objetivo difundir uma programação cultural e artística.

Período de realização: outubro.

Local de realização: Sesc Arapiraca.

Ateliê Aberto a Comunidade

Objetiva: desenvolver cursos sistemáticos de iniciação em artes visuais, a cada edição, com um artista convidado para compartilhar suas técnicas. Estimular a criatividade e a experimentação com o desenho, escultura, fotografia e outras, por meio de aulas presenciais e estudos de campo nas galerias das artes visuais.

Período de realização: de abril a agosto.

Local de realização: Sesc Centro.

Diálogos em Artes Visuais

Objetivo: propor a formação continuada em artes visuais e contribuir com a produção artística de Alagoas, além de estimular a utilização do acervo bibliográfico nas bibliotecas do Sesc.

Período de realização: de março a novembro.

Local de realização: Sesc Centro.

Exposição Galeria Sesc

Objetivo: contribuir para o desenvolvimento da atual cena artística alagoana e possibilitar o diálogo entre a produção local com o público, como também, com obras e artistas de outras regiões do país através do acervo ArteSesc em parceria com o Departamento Nacional. Fortalecer, enriquecer, abrir horizontes, qualificando e ampliando o público de artes visuais com exposições e ações educativas complementares como: palestras com artistas e estudiosos de arte, visitas monitoradas para escolas, entre outros.

Período de realização: de janeiro a dezembro.

Local de realização: Galerias do Sesc em Maceió e Arapiraca.

Exposição Sesc Ler

Objetivo: proporcionar aos alunos do Sesc Ler, artistas, pesquisadores e interessados em artes, a possibilidade do encontro e da expressão, além do exercício crítico e criativo por meio do contato com a obra de arte. A programação contempla duas exposições, seguidas de minicursos e ações educativas.

Período de realização: de março a dezembro.

Local de realização: Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela.