Ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação de expressões cênicas, visando ao desenvolvimento de plateias, artistas, produtores e público em geral.

Modalidades/realizações desenvolvidas no Sesc Alagoas: Circo (apresentação, curso, debate, oficina e palestra); Dança (apresentação, debate, oficina e palestra); Teatro (apresentação, curso, debate, desenvolvimento de experimentações, intervenção urbana, oficina e palestra).

Unidades Executivas que desenvolve a Atividade: Sesc Centro, Sesc Poço, Sesc Arapiraca, Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela.

ALGUNS PROJETOS DA PROGRAMAÇÃO

Arte em Circuito

Objetivo: difundir uma programação cultural e artística cujos saberes e a diversidade sejam valorizados e haja oportunidade de aprendizagem continua para todos os participantes, propõem-se a realização de cursos e desenvolvimento de experimentações para os comerciários e seus dependentes, bem como estudantes, educadores e a classe artística.

Período de Realização: de março a dezembro.

Local de Realização: Sesc Arapiraca.

Mostra Aldeia Arapiraca 

Objetivo: fomentar a troca de experiências criando um espaço de confraternização e momentos de fruição estética, por meio de apresentações artísticas.

Período de Realização: setembro.

Local de Realização: Sesc Arapiraca e espaços públicos.

Cultura em Movimento

Objetivo: estimular o convívio do idoso com a sociedade através de intercâmbio cultural, a fruição e a apreciação artística por meio da realização de apresentações artísticas.

Período de Realização: agosto.

Local de Realização: Sesc Poço.

Cursos de Artes Cênicas

Objetivo: realizar cursos de artes cênicas contemplando, a linguagem circense aos estudantes de escolas públicas, utilizando a estrutura do circo para melhor aproveitamento das aulas e aprofundamento das técnicas como: lira, acrobacia aérea, perna-de-pau, monociclo, malabares (bolinas, claves, diabolô) e palhaço.

Período de Realização: de julho a setembro.

Local de Realização: Sesc Arapiraca.

Mostra Aldeias Sesc

Objetivo: incentivar a difusão de espetáculos nacionais e locais, possibilitando que os grupos tenham suas metodologias, linguagens  e técnicas amplamente divulgadas, conhecidas e reconhecidas. Contemplar as diversas linguagens artísticas, tendo as artes cênicas como principal foco, valorizando a diversidade cultural brasileira com apresentações de teatro, dança, circo, música, artes visuais, audiovisual, intervenções urbanas, manifestações populares folguedos.

Período de Realização: nos meses maio e setembro.

Local de Realização: Sesc Centro e Sesc Arapiraca.

Sesc das Artes

Objetivo: fomentar e difundir a produção artístico cultural alagoana, bem como a formação de plateia, considerando seu aspecto formador que inclui o desenvolvimento de atividades regulares. Incentivar  a difusão de espetáculos alagoanos, possibilitando que os grupos tenham suas metodologias, linguagens e técnicas amplamente divulgadas, conhecidas e reconhecidas, além de estimular a produção de teatro no estado.

Período de Realização: de março a dezembro.

Local de Realização: Sesc Centro e Sesc Arapiraca.

Cultura e Ação – TSI

Objetivo: ampliar e democratizar o acesso à programação cultural e desenvolver a formação de público e do fazer artístico para os clientes da atividade Trabalho Social com Idosos – TSI por meio de apresentações artísticas.

Período de Realização: nos meses de abril, julho, setembro e dezembro.

Local de Realização: Sesc Arapiraca.

Nordeste das Artes

Objetivo: ampliar os espaços para o desenvolvimento de processos de criação e experimentação em artes; promover as manifestações artístico-cultural do nordeste brasileiro em dialogo inter-regional e valorizar a produção artística e cultural  dos estados da região nordeste por intermédio de ações formativas, privilegiando a diversidade de linguagens.

Período de Realização: abril.

Local de Realização: Sesc Centro.