SEGURANÇA ALIMENTAR E APOIO SOCIAL – PROGRAMA MESA BRASIL

Sendo o mediador entre empresas doadoras de alimentos excedentes e entidades sociais que precisam deles para suas refeições, o Programa Mesa Brasil do Sesc atua com ações sistemáticas e eventuais de mobilização de recursos e competências, combatendo à fome e o desperdício, e no apoio social para redução de vulnerabilidades.

Modalidades/Realizações desenvolvidas no Sesc Alagoas: Apoio Emergencial (Campanha); Desenvolvimento de Capacidades (Curso, Encontro, Oficina, Orientação); Redes (Distribuição de Gêneros Alimentícios, Distribuição de Produtos Diversos).

Unidades Executivas que desenvolvem a Atividade: Sesc Poço e Sesc Arapiraca

Programação

 Fidelização e captação de doadores

Tem como objetivo a realização de visitas técnicas destinadas à análise de situações e discussões de conteúdos e procedimentos, considerando as interfaces existentes entre saúde, alimentação e assistência social.
Período de realização: janeiro a dezembro

Local de realização: instituições/empresas

Reunião de fortalecimento de redes – cartão vivo

Tem como princípio socializar o resultado e o compartilhamento de práticas, objetivando o fortalecimento da rede intersetorial.

Período de realização: a cada 02 meses

Local de realização: Sesc Poço

Ações educativas

Tem como objetivo realizar intervenções sobre fatores determinantes da segurança alimentar e nutricional, bem como oficinas com o foco em boas práticas e aproveitamento integral dos alimentos.

Período de realização: janeiro a dezembro

Local de realização: instituições cadastradas no Programa

Operacionalização do banco de alimentos

Busca complementar a alimentação servida nas entidades que atuam junto as comunidades em situação de vulnerabilidade social por meio da arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios.

Período de realização: janeiro a dezembro

Local de realização: instituições cadastradas no Programa.