13 de maio de 2022

Funcionárias do Sesc Alagoas publicam artigo em revista científica

Artigo aborda a criação do Projeto Conversa nos Bastidores, desenvolvido no Sesc

No dia 6 de maio, a revista Studies in Health Sciences (SHS) publicou um artigo produzido pela analista em Assistência e Saúde Edneide Nunes e pela assistente social Luciana Figueredo, funcionárias do Sesc Alagoas. O artigo, intitulado “Projeto conversa nos bastidores: homem em pauta”, aborda a criação e desenvolvimento dessa iniciativa.

O Projeto existe há 6 anos e foi iniciado a partir de uma necessidade observada nas reuniões de convivência (encontros semanais) dos idosos integrantes do Trabalho Social com Grupos (TSG). Durante os encontros, que contam com um número significativamente superior de mulheres, foi percebido que não havia muita identificação por parte do público masculino com as atividades desenvolvidas.

Nas palavras das duas, “revisitando o trabalho realizado, a equipe começou a perceber uma necessidade em atender aos anseios do público masculino que, embora fosse minoria, estava presente nas ações”. Dessa forma, pensando em melhorar a integração desse grupo e produzir atividades que gerassem identificação, nasceu o Projeto Conversa nos Bastidores: homem em pauta.

A iniciativa criou um espaço para que esses homens ampliassem a rede socioafetiva e refletissem temáticas relacionadas ao universo vivenciado por eles. O resultado foi bastante satisfatório: o público demonstrou um interesse ativo que não apresentava anteriormente. Nas reuniões, que tem periodicidade bimestral, acontecem rodas de conversa sobre diversas temáticas, dinâmicas de grupo, exibição monitorada de vídeos seguida de debates, atividades externas como torneios de jogos de salão, entre outras ações.

Para Edneide e Luciana, o trabalho com os idosos, proporcionado pelo Sesc, fez com que elas ressignificassem o olhar sobre o envelhecimento e compreendessem de maneira mais efetiva a relevância do próprio trabalho. De acordo com Edneide, “contribuir para a melhoria da qualidade de vida do outro resulta também na melhoria da sua própria qualidade de vida. O viver passa a ter mais significado”.

13 de maio de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *