14 de outubro de 2021

Sesc Alagoas inaugura Banco de Alimentos do Mesa Brasil

A cerimônia de inauguração marcou os dois anos da gestão do Presidente Gilton Lima

A importância de um programa como o Mesa Brasil Sesc Alagoas para o auxílio no combate à fome no estado é inegável e, neste mês, o programa comemorou seus 18 anos de existência da melhor forma: com a inauguração de um Banco de Alimentos. A construção da sede própria do Mesa Brasil Sesc em Maceió não só é um grande avanço para o programa na região, como é também uma conquista. Resultado de um excelente trabalho em equipe que vem sendo realizado em Alagoas.

Antes da inauguração da sede, o programa funcionava em um espaço locado no bairro da Levada. Agora, com a abertura de um espaço próprio, o Mesa Brasil Sesc Alagoas terá sua logística facilitada, oferecendo melhores condições para a realização de um trabalho reconhecidamente relevante. “É indescritível a emoção que toda a equipe está sentindo com essa conquista do Sesc”, afirmou a nutricionista do Mesa Brasil, Cláudia Barbosa.

A inauguração do novo Banco de Alimentos aconteceu na tarde de hoje (14). Iniciando as falas da cerimônia, o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Gilton Lima, afirmou ser gratificante presenciar a inauguração da obra. “Sei que a nova estrutura é um passo importante para o aperfeiçoamento do trabalho realizado pela equipe do Mesa Brasil Sesc aqui na capital. Estamos escrevendo hoje um novo capítulo na história deste programa e não tenho dúvidas de que o que estamos presenciando é fruto de um trabalho sério e comprometido com o social”.

Por sua vez, a Diretora do Sesc Alagoas, Maria Ivanilda da Silva, falou sobre o privilégio de contribuir com a sociedade por meio do trabalho. “Ir trabalhar, poder levar doações e ter a certeza de que o destino delas será atender uma família que realmente está em condição de vulnerabilidade social. Isso tudo sem sair da nossa rota. Uma convicção pautada no fato de conhecermos a seriedade do programa e das pessoas que nele atuam”, comentou.

O sentimento de gratidão e dever cumprido é compartilhado por Sérgio Gomes dos Santos, motorista do Mesa Brasil Sesc há 7 anos. “Este é um trabalho que não cansa. Saber que você está ajudando a matar a fome das pessoas é muito gratificante”, disse.

Após o término da cerimônia, Dom Luciano Inácio de Arruda, Bispo da Igreja Vétero Católica no Brasil, abençoou o lugar.  Para ele, o Mesa Brasil é o porto seguro de muitas instituições. “Sem esse projeto, este momento de pandemia, por exemplo, seria ainda mais difícil. O Mesa Brasil ficou na linha de frente contra a fome”.

A inauguração foi prestigiada pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto Sobrinho, a Diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, os presidentes do Sincadeal, Valdomiro Feitosa; Sirecom, Arthur Guillou; do Sindilojas União, Adeildo Sotero, e o vice-presidente do Sincofarma, José Carlos Medeiros. Além do Diretor Regional do Senac Pernambuco, Regivan Dantas, e a gerente da Unidade de Hotelaria do Senac Pernambuco, Mércia Araújo. No evento, também estiveram presentes funcionários do Sesc Alagoas.

Sobre o Mesa Brasil

 O Mesa Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos, criada com o objetivo de minimizar os impactos da fome e reduzir o desperdício. Em Alagoas, o Mesa Brasil Sesc atua desde 2003, atendendo, prioritariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional que são assistidas por 399 instituições sociais cadastradas.

Para que as ações do programa sejam executadas, ele conta com a colaboração de parceiros doadores, a exemplo de produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento, indústria de alimentos, panificadores e feirantes. Além de prestar esse atendimento, o Mesa Brasil promove ações de cunho educativo, como palestras e oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos. O programa também realiza a distribuição de doações tanto na capital quanto em municípios do interior.

14 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *