9 de setembro de 2021

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2020 vão participar de encontro virtual

Os escritores Caê Guimarães (ES) e Tonio Caetano (RS), vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2020, vão participar de um encontro virtual a ser realizado pelo Sesc Alagoas no dia 11 de setembro, às 14h, por meio da plataforma Google Meet. Durante o evento, que terá mediação do Coletivo Pernoite, os autores falarão sobre processo criativo e, também, a respeito dos livros “Encontro você no oitavo round” e “Terra nos cabelos”, vencedores da edição mais recente da premiação, nas categorias romance e conto, respectivamente.

O Prêmio Sesc de Literatura seleciona dois autores brasileiros a cada edição e promove a divulgação de seus trabalhos literários, por meio da distribuição das obras vencedores nas bibliotecas da Rede Sesc e da circulação dos autores para conversas com leitores de todo o País. No entanto, em razão do período pandêmico, os encontros entre os escritores vencedores e o público passaram a acontecer em ambiente virtual.

Neste ano, além de Caê Guimarães e Tonio Caetano, também participam dos encontros do Prêmio Sesc de Literatura os autores Felipe Holloway (O legado de nossa miséria) e João Gabriel Paulsen (O doce e o amargo), vencedores da edição de 2019. Os encontros acontecem em parceria com os projetos de clube de leitura de cada estado, com a participação de leitores que já fizeram a leitura das obras vencedores.

Em Alagoas, por meio do Coletivo Pernoite – Clube Sesc de Leituras, Escrita e Crítica Literária, foram realizadas leituras compartilhadas das obras “Encontro você no oitavo round” e “Terra nos cabelos”, nos meses de maio e agosto deste ano. Os interessados em participar do encontro com os autores destas obras devem acessar o link https://meet.google.com/ufd-dxoz-jyo para terem acesso ao evento.

Sobre os autores

Caê Guimarães nasceu em 1970 e vive em Vitória (ES). É escritor, poeta, jornalista e roteirista. Tem cinco livros publicados, entre poesia, conto e crônica. “Encontro você no oitavo round”, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020, é seu primeiro romance.

Tônio Caetano nasceu em Porto Alegre (RS), em 1982. Trabalha como servidor público municipal e é especialista em Literatura Brasileira pela PUC-RS. Integra as coletâneas Contos de mochila, Minicontos de amor e morte, Planeta Fantástico e Ancestralidades: escritores negros. Em 2020, venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2020, na categoria Contos, com o livro “Terra nos cabelos”.

Prêmio Sesc de Literatura

Lançado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura é uma iniciativa que visa o incentivo à produção literária nacional. O concurso revela escritores inéditos nas categorias Conto e Romance e tem como premiação a edição e distribuição dos livros pela editora Record, parceira do Sesc no projeto. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.

Ao oferecer uma oportunidade a novos autores, o Prêmio Sesc de Literatura, uma das principais premiações nacionais do segmento, possibilita a entrada no mercado editorial e propicia a renovação do panorama literário brasileiro.

 

 

 

9 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *