2 de setembro de 2021

Sesc Alagoas vai realizar mais de mil exames gratuitos de citologia

Período de agendamento será iniciado na próxima segunda (6), na Unidade Sesc Poço

Para contribuir com o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, o Sesc Alagoas vai realizar, a partir do dia 13 de setembro, por meio da Unidade Móvel Saúde Mulher, mais de mil exames gratuitos de citologia. O serviço é destinado a mulheres com idade entre 25 e 64 anos, sem solicitação médica, ou fora desta faixa etária, desde que apresentem solicitação médica no momento do agendamento.

O agendamento dos exames será realizado nos dias 6, 8, 9 e 10 de setembro, das 13h às 15h, no Espaço Recreativo da Unidade Sesc Poço, que fica localizada na Rua Pedro Paulino, nº 40, ao lado da Praça 13 de Maio. No momento do agendamento, é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

Para realizar o exame, é necessário não ter tido relações sexuais há pelo menos dois dias, não ter usado pomada ginecológica há pelo menos cinco dias, não estar menstruada há pelo menos cinco dias e não ter usado ducha ginecológica no dia do exame. Também é requisito já ter iniciado a vida sexual.

Segundo a gerente de Saúde do Sesc Alagoas, Janaína Valença, embora também seja destinado a quem já teve a vida sexual iniciada, o serviço tem como público-alvo mulheres com idade entre 25 e 64 anos. “Esse é um exame de rastreamento do câncer do colo do útero e o público que tem essa faixa etária é mais vulnerável a desenvolver a doença”, explica.

Os resultados dos exames serão emitidos, em até 15 dias úteis, pelo Centro de Patologia de Maceió (CEPAMA). Mulheres que fizeram histerectomia total (cirurgia ginecológica destinada à remoção do útero) não precisam fazer o exame.

Covid-19

Para evitar a proliferação da Covid-19, as mulheres interessadas no serviço devem cumprir todas as medidas de prevenção ao coronavírus, tanto no período de agendamento quanto no período de realização de exames, que deve ser estendido até o mês de novembro.

Além de usar máscara de proteção individual e passar pela aferição de temperatura na entrada da Unidade Sesc Poço, também é necessário higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, 1uando necessário, e obedecer às medidas de distanciamento social.

 

 

2 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *