17 de junho de 2021

Amatra-19, Sesc e Senac promovem evento de encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Culminância do projeto ocorreu na noite desta quarta-feira (17), com a participação de alunos e professores da EJA/Sesc Ler

Conscientizar cidadãos em formação sobre os seus direitos e deveres. Foi com esse objetivo que a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), em parceria com o Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac/AL), colocou em prática o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. Na noite desta quarta-feira (16), aconteceu o evento de culminância desta iniciativa, que ao longo dos últimos cinco meses promoveu atividades educativas para alunos das turmas de Aprendizagem Profissional do Senac e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc.

O evento de encerramento realizado na noite desta quarta-feira, em formato on-line, foi específico para alunos e professores da EJA das unidades Sesc Ler de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. Mais cedo, às 10, as turmas de Aprendizagem Profissional do Senac também participaram de um momento de culminância das atividades. De janeiro a junho, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania socializou com os alunos das duas casas conhecimentos nas áreas de direitos fundamentais, direitos trabalhistas, direitos humanos, noções de ética e cidadania, além de abordar de forma didática o funcionamento da Justiça do Trabalho.

“Esse projeto foi uma ideia brilhante e foi muito bem executado pela Amatra-19, proporcionando essa visão de cidadania que todos nós precisamos, diariamente, conhecer e exercer a cidadania. Que a nossa cidadania seja respeitada, que nós sejamos respeitados como seres humanos, como pessoas, como alunos e como profissionais; e que outros encontros como esse aconteçam porque eu aprendi muito ouvindo, inclusive, os depoimentos dos nossos alunos, que brilhantemente participaram de cada encontro”, destacou a Diretora Regional do Sesc Alagoas, Maria Ivanilda da Silva, durante o evento de culminância destinado a alunos da EJA/Sesc Ler.

A culminância do programa também contou com as participações da juíza e presidente da Amatra-19º, Carolina Bertrand, da Diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro, do gerente da Unidade Sesc Arapiraca, Marcus Vinícius e da coordenadora do Sesc Ler, Taciana Lira. Durante o evento, além das falas das representantes das três instituições parceiras, houve também um momento de compartilhamento de experiências vivenciadas por alunos e professores durante a desenvolvimento das atividades educativas, que foram realizadas em formato remoto em razão da pandemia do novo coronavírus.

A Diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para a formação dos alunos. “É muito gratificante e um orgulho estar vocês e mais ainda perceber que estão avançando para além da EJA, discutindo cidadania, ética e direito com pessoas que conseguiram passar a mensagem de forma clara. Tenho certeza de que essa culminância também vai trazer lições maravilhosas para todos nós. Então, sintam-se abraçados e parabenizados pelo desafio da EJA. Está terminando para esse grupo o momento da aula, mas estão levando para a vida o conhecimento adquirido”, frisou.

A juíza e presidente da Amatra-19º, Carolina Bertrand, disse que a realização do projeto foi, acima de tudo, uma experiência de troca de conhecimentos. “Eu me emocionei com os agradecimentos, mas na verdade quem precisa agradecer somos nós por tudo que temos aprendido com a força desses instrutores, dessas professoras dedicadas ao aprendizado e, sobretudo, com esses alunos que vão de uma idade mais jovem a uma idade com mais experiência, mas todos compartilharam a sua fala, lendo e mostraram seus depoimentos. Não tem nada que possa pagar a nossa gratidão”, comentou.

Durante a culminância, o estudante da EJA/Sesc Ler, Simário Cavalcanti, relatou a experiência de evolução vivenciada por ele na unidade de ensino. “Sou muito grato por fazer parte desta instituição, pois tenho aprendido muito. No começo, tive muita dificuldade para estudar, mas agora está sendo de muita valia para mim. Essa instituição está me ajudando bastante e eu agradeço muito ao Sesc por estar me dando essa oportunidade”, ressaltou.

17 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *