27 de maio de 2021

Programa Trabalho, Justiça a Cidadania realiza nova palestra para alunos da EJA

Atividade aconteceu nesta quarta-feira (26) em formato virtual

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Ler de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela participaram, na noite desta quarta-feira (26), de uma palestra que teve como tema “Informações sobre o Poder Judiciário: a estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho”. A atividade integra o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, lançado em dezembro do ano passado.

O programa é realizado por meio de uma parceria entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), o Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac/AL), e tem por objetivo conscientizar cidadãos em processo de formação educacional sobre os seus direitos e deveres.

A palestra virtual foi conduzida pelo professor universitário Arthur Amorim, que tem mestrado em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, e é servidor da Justiça do Trabalho há 23 anos. O palestrante também atua como professor de cursos preparatórios, master coach criacional, analista de perfil comportamental e mentor.

Antes de iniciar a palestra, o professor destacou a importância da educação para a formação cidadã. “Quero agradecer especialmente ao Sesc e ao Senac, que são duas instituições das quais eu tenho uma profunda admiração e que eu sei que funcionam com uma coisa que é muito importante: a educação. Para mim, educação é a base de tudo. Sem educação a gente não tem futuro”, afirmou.

A juíza e presidente da Amatra 19, Carolina Bertrand, ressaltou os resultados positivos obtidos por meio da parceria. “A Amatra 19 expressa profunda gratidão ao sistema Fecomércio por nos permitir trocar informações e partilhar ideias sobre o funcionamento do Poder Judiciário como um todo, sobre a importância de reconhecermos nossos direitos, nossas obrigações nesse papel de exercício da cidadania”, destacou.

Para a Diretora Regional do Sesc Alagoas, Maria Ivanilda Silva, a iniciativa tem contribuído com o desenvolvimento dos alunos formados pela instituição. “O aprendizado em qualquer época é bem-vindo e esse é um trabalho muito importante porque resgata a cidadania de todos os nossos alunos e professores. À medida que a gente aprende a gente cresce. Então, desejo que o programa continue firme e que todos possam aproveitar ao máximo”, disse.

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania promove a disseminação de conhecimentos sobre direitos fundamentais, direitos trabalhistas, direitos humanos, noções de ética e cidadania e funcionamento da Justiça do Trabalho. O trabalho de conscientização sobre direitos e deveres do cidadão se dá por meio de palestras realizadas em turmas de Aprendizagem Profissional do Senac e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc.

27 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *