29 de abril de 2021

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania promove palestra para alunos da EJA

Iniciativa tem por objetivo conscientizar cidadãos sobre direitos e deveres, por meio de atividades educativas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, colocado em prática por meio de uma parceria entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), o Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac/AL), promoveu mais uma ação educativa na noite desta quarta-feira (28). Desta vez, a atividade foi uma palestra on-line destinada a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Ler de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela.

No início do evento, a juíza e presidente da Amatra 19, Carolina Bertrand, destacou os resultados positivos alcançados por meio do programa. “A parceria com o Sesc e o Senac tem sido muito enriquecedora. É bastante útil essa troca que estamos podendo fazer com os alunos do Sesc e do Senac com relação aos direitos trabalhistas e sobre trabalho, justiça e cidadania. E essa noite será um brinde que todos nós teremos”, ressaltou.

A palestra foi ministrada pelo superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Victor Cavalcante. Durante a atividade, os estudantes tiveram acesso a noções básicas de Direito do Trabalho e de Direitos Fundamentais e a informações sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça do Trabalho, além de reflexões sobre ética, cidadania e justiça.

“Eu me sinto muito feliz em compartilhar conhecimento, um pouquinho do conhecimento que a gente tem, as experiências e discutir. Foi um convite que me deixou bastante honrado”, disse o palestrante Vitor Cavalcante, que é graduado em direito e tem pós-graduação em Processo do Trabalho e MBA em Gestão Pública.

O evento também contou com a participação de educadores da EJA, de estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do gerente de Educação Profissional do Senac, Sandro Diniz, da coordenadora do Sesc Ler, Taciana Lira, e da Diretora Regional do Sesc, Maria Ivanilda da Silva.

“Explicar os direitos, explicar os deveres dentro da lei para que esse entendimento se faça possível, dentro dos mais diversos níveis, é muito difícil e o Dr. Vitor conseguiu. Tenho certeza que daqui pra frente os alunos terão uma outra visão sobre seus direitos e a proposta é exatamente essa. Em nome do Sesc, eu só tenho a agradecer”, afirmou Maria Ivanilda.

Sobre o programa

 O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania promove a disseminação de conhecimentos sobre direitos fundamentais, direitos trabalhistas, direitos humanos, noções de ética e cidadania e funcionamento da Justiça do Trabalho. O trabalho de conscientização sobre direitos e deveres do cidadão se dá por meio de palestras realizadas em turmas de Aprendizagem Profissional do Senac e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc.

A culminância do programa prevê a identificação de empresas parceiras para o encaminhamento dos alunos concluintes e a avaliação dos resultados alcançados.

29 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *