31 de março de 2021

Sesc está implantando sistema on-line para serviços de biblioteca

Ferramenta permitirá, entre outras funções, renovações e reservas de livros

Está em fase de implantação o i10bibliotecas, sistema online que irá otimizar diversos serviços relacionadas às bibliotecas do Sesc, como acesso a acervos, renovações e reservas de forma virtual. Quando finalizada, a ferramenta estará disponível tanto para quem já tem cadastro na biblioteca quanto para o público em geral, possibilitando ao usuário a oportunidade de realizar uma série de procedimentos sem precisar se deslocar até as bibliotecas do Sesc. O sistema está funcionando internamente em fase de ajustes. Por isso, ainda não foi integralmente disponibilizado para o público. A previsão é que esteja completamente disponível ainda este ano.

Para quem não tem cadastro na Rede Sesc de Biblioteca, o novo sistema vai permitir o acesso a acervos on-line, a comunicados e informações sobre eventos e atividades e a ambientes de interação, como fóruns, por exemplo. Ao usuário que já tem cadastro, além do acesso a títulos da biblioteca e a todas as informações publicadas por meio da plataforma, também será possível fazer reservas e renovar empréstimos de livros.

Além disso, ao usuário que já têm cadastro, o sistema já disponibiliza o serviço de notificações por e-mail com informações sobre empréstimo, devolução, renovação, alerta de entrega e de atraso de livros e títulos que já foram reservados e, por esse motivo, não poderão ser renovados.

Segundo a analista em biblioteconomia do Sesc Alagoas, Aberiluce Monteiro, o i10bibliotecas é um sistema nacional que reunirá mais de 300 bibliotecas da Rede Sesc. “O principal objetivo dessa ferramenta é promover acessibilidade on-line para que o público possa acessar o nosso acervo. No momento, o sistema ainda está em fase de construção, mas quando finalizado o público poderá acessá-lo por meio de diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones”, informa.

O novo sistema também permitirá que os usuários com cadastro nas bibliotecas da Rede Sesc tenham autonomia em alguns procedimentos que, atualmente, são realizados presencialmente nas bibliotecas, oferecendo, dessa forma, mais comodidade.

Biblioteca Sesc XXI

A implantação do sistema i10bibliotecas na Rede Sesc de Bibliotecas faz parte do Projeto Biblioteca do Século XXI, que, entre outras iniciativas, se propõe a promover acervos atualizados e diversificados para adultos, jovens e crianças, ambientes para atividades de leitura, audiovisuais e de interação, empréstimo domiciliar e acesso irrestrito a informações de interesse dos leitores.

No Sesc Alagoas, o projeto já viabilizou espaço infantil com mobiliário e acervos especiais para crianças, acesso gratuito a computadores conectados à internet, atividades de incentivo e ampliação do repertório de leitura, como contação de histórias, e horários diferenciados e mais flexíveis ao leitor. Tudo isso para melhorar o acesso ao conhecimento e ao entretenimento nas bibliotecas que integram a Rede Sesc.

No entanto, em razão dos protocolos de segurança adotados durante o período de pandemia, o acesso aos computadores está temporariamente suspenso e o horário de atendimento ao público foi reduzido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *