17 de março de 2021

Sesc Alagoas participará de seminário de lançamento do Arte da Palavra

Com a participação de nomes renomados da cena literária, evento acontecerá na próxima quinta (18) e na sexta (19)

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do Brasil, já tem data definida para iniciar a sua quinta edição: será no dia 22 de março. O lançamento do circuito ocorrerá na próxima quinta (18) e na sexta (19), durante um seminário que reunirá nomes renomados da cena literária brasileira. Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Arte da Palavra acontecerá novamente em formado online, reunindo escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros.

O circuito tem por objetivo promover a literatura brasileira por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. A programação do Arte da Palavra será estendida até o mês de dezembro, com transmissões realizadas na página oficial do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/artedapalavrasesc) e três circuitos distintos: Aurores, Oralidades e Criação Literária.

O seminário de lançamento do Arte da Palavra contará com a participação dos escritores Bruno Ribeiro, Ailton Krenak, Taylane Cruz e Claudia Lage, da poeta e professora de História da Arte, Elimacuxi, do vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017, João Meirelles Filho, da poetisa e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli, do dramaturgo e doutor em Literatura Comparada, Wilson Coêlho e do idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”, Gelson Bini.

Ao longo da programação, que será transmitida por meio do canal Sesc Brasil no YouTube, serão discutidos temas como a busca do diálogo entre as muitas vozes que costuram o texto do país, as representações literárias do Brasil profundo na sua diversidade cultural e simbólica, o corpo como matéria de metáfora possível para a criação literária e o desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual.

Na sexta (19), às 16h, o analista em Literatura do Sesc Alagoas, Guilherme Ramos, mediará um debate sobre o tema “Escrever literatura para reescrever o Brasil – O desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual do país”. O diálogo contará com as participações da escritora Claudia Lage e do dramaturgo Wilson Coêlho. Clique aqui para conferir a programação completa do seminário.

Revista Palavra

A programação do seminário também contará com o lançamento da 10ª edição da Revista Palavra, que é publicada anualmente. Na edição deste ano, a revista traz na matéria de capa o tema “Brasilidades Contemporâneas”, com assinatura de Marta Barcellos.

Na 10ª edição da Revista Palavra, também há uma entrevista com o escritor, ambientalista e ativista indígena, Ailton Krenak, além de artigos de Bruno Ribeiro, Elimacuxi, Ticiane Simões e Wilson Coêlho, contos de Carlos Eduardo Pereira, Hélder Hérick, Itamar Vieira Jr, Miriam Alves e Taylane Cruz, tirinhas e charges, poesia, resenhas e depoimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *