17 de março de 2021

Estudantes participam de aulas de futsal na Unidade Sesc Poço

Atividade atende, gratuitamente, alunos de 8 a 15 anos e com renda familiar de até três salários mínimos

A bola voltou a rolar no ginásio poliesportivo da Unidade Sesc Poço, após o retorno das aulas de futsal. A atividade está acontecendo de terça a sexta-feira, nos horários da manhã e da tarde, e é destinada a estudantes com idade entre 8 e 15 anos e renda familiar bruta de até três salários mínimos. Conforme o protocolo de retorno das atividades esportivas, os praticantes e demais presentes nos treinos ou competições devem usar máscara, retirando apenas durante o treino.

A Escolinha Sesc de Futsal é uma das atividades realizadas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina um terço da receita compulsória líquida do Sesc Alagoas ao desenvolvimento de ações no âmbito da educação. Além de oferecer aulas gratuitas de futsal, o projeto também garante uniforme aos participantes.

Duan Victor Mendonça, 11 anos, é aluno da escola de futsal desde o ano passado. Ele conta que ficou muito empolgado com o retorno das aulas. “Eu fico muito feliz quando venho para o Sesc. Fico querendo que a semana passe logo para chegar o dia de treinar. É um treino bom, o professor sabe ensinar, treinar a gente. Muitas vezes, é ‘puxado’, mas ele quer que a gente aprenda para ganhar quando chegar o campeonato”, relata.

O estudante Fernando José, 10 anos, também está matriculado no projeto. Para a mãe dele, a funcionária pública Ione Louro, a atividade tem sido muito importante para o desenvolvimento do filho. “É uma interação muito positiva para o meu filho. Além de ter mais disciplina, ele aprender uma nova modalidade esportiva e melhora a saúde como um todo, tanto a física quanto a mental”, descreve.

Atualmente, a Escolinha Sesc de Futsal conta com 17 alunos e está aberta para novas matrículas. Para participar do projeto, o aluno precisar estar matriculado na rede pública ou particular de ensino, além de estar nas faixas de idade e de renda exigidas para participação na atividade.

As matrículas são realizadas na Central de Relacionamento com Clientes (CRC) da Unidade Sesc Poço e devem ser realizadas pelo responsável legal do aluno interessado. No momento da matrícula, é necessário preencher ficha de inscrição, autodeclaração de renda familiar, questionário socioeconômico e termo de compromisso.

Também é necessário apresentar originais e cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF do candidato e do responsável legal, documento que comprove deficiência física, se necessário, comprovante de escolaridade e documento que comprove frequência escolar.

De acordo com o professor da Escolinha de Futsal do Sesc, Sueliton Fernandes, o projeto tem um impacto muito positivo na vida escolar e pessoal dos alunos. “O aluno vai bem na escola, se desenvolve cognitivamente, fica mais atencioso, melhora a disciplina, fica mais sociável porque trabalha em equipe e também aprende a ter mais iniciativa”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *