26 de março de 2021

Alunos do Projeto Circuito Saúde participam de atividades físicas na Unidade Sesc Poço

Atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h

As atividades Circuito Saúde foram retomadas no início deste mês, na sala de ginástica da Unidade Sesc Poço. O projeto acontece às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, com a participação de pessoas de diferentes faixas de idade, no entanto, em virtude das restrições da atual fase do Protocolo de Distanciamento Social Controlado do Governo de Alagoas, apenas 11 pessoas estão participando das atividades.

A analista em Saúde do Sesc Alagoas, Marianna Gazzaneo, explica que alguns alunos matriculados no projeto fazem parte de grupos de risco para a Coid-19 e, por esse motivo, foram temporariamente impedidos de participar do projeto. “No atual decreto, foram feitas algumas restrições em relação às academias e às aulas de ginástica em geral, por isso, pessoas acima de 60 anos ou que apresentem comorbidades não poderão comparecer às aulas por enquanto”, detalha.

Os alunos da atual turma do projeto já passaram por avaliação de peso e do Índice de Massa Corporal (IMC), participaram de aulas de dança e de step e de treinamento funcional, fizeram caminhada na praia e visitaram a academia da Unidade Sesc Poço. Ao longo das próximas semanas, o projeto oferecerá outras modalidades de atividades físicas, como mat pilates, jump, circuito e ginástica localizada, além de oficinas educativas.

O projeto Circuito Saúde conta com uma equipe multidisciplinar composta por professores de educação física, nutricionista e analista em saúde. “A turma já se mostrou bem animada e a proposta do projeto foi bem recebida por eles. Uma parte ficou triste por deixar de participar, nesse momento, por conta do decreto estadual, mas ao mesmo tempo está consciente de que é necessário para a segurança de todos. Apesar do cenário em que estamos vivendo, a gente tem recebido um retorno positivo dos alunos”, relata Gazzaneo.

A iniciativa de Sesc Alagoas tem por objetivo criar uma rede de pessoas mais conscientes sobre a importância da atividade física e de uma rotina hábitos saudáveis para se ter uma vida com mais saúde e qualidade de vida.

Medidas de segurança

Para evitar a proliferação da Covid-19, as atividades do Circuito Saúde estão seguindo uma série de medidas de segurança. Para participar das aulas, os alunos devem utilizar máscara, retirando apenas durante os intervalos para o beber água, evitar aglomerações, respeitar o distanciamento social e fazer sempre a higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

Além disso, para reforçar o distanciamento social, a sala onde as atividades do Circuito Saúde acontecem foi demarcada. Ao apresentar sintomas gripais, o aluno não deve participar das aulas e precisa deixar a equipe do projeto informada sobre o seu estado de saúde até que seja descartada a possibilidade de infecção por coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *