25 de fevereiro de 2021

Sesc e Senac participam de lançamento da nova etapa do Projeto Recomeçar

A iniciativa é do Ministério Público Estadual em parceria com as duas Casas

Crédito: MPAL

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL) deu início a uma nova etapa do Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens e Adultos, em evento realizado, nessa quarta-feira (24), na Associação Espírita Seareiros de Jesus, localizada no município de Arapiraca. Na ocasião, ocorreu a inauguração de um laboratório de informática viabilizado por meio de parceria com o Senac. O espaço será utilizado para atividades de capacitação que serão destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade social para que sejam inseridos no mercado de trabalho.

A nova etapa do projeto também contará com a colaboração de empresas dos segmentos da indústria e do comércio e da prefeitura de Arapiraca. O diretor do Administração e Serviços do Sesc Alagoas, Carlos Marque Pessoa, representou a instituição e o Senac na cerimônia de inauguração do laboratório e falou sobre a importância da parceria com o MP/AL para a criação de novas oportunidades. “Isso aqui não é um curso pelo curso. É uma semente de desenvolvimento para a comunidade. Vocês são os donos deste espaço e aproveitem ao máximo tudo o que for oferecido. Queremos ajudar na transformação da vida de vocês”, afirmou.

O laboratório de informática doado para o Recomeçar conta com 21 computadores, ar condicionado, bancadas e cadeiras. Além de doar o espaço, o Senac também ficará responsável pela realização de aulas gratuitamente. Nesta nova etapa do projeto, 24 jovens serão capacitados por meio de aulas de informática realizadas em dois turnos: pela manhã e pela tarde. À noite, a iniciativa também atenderá as mães dos jovens matriculados a partir da oferta de um curso de confecção de bolos e salgados, que irá acontecer no mesmo local.

Para o procurador-geral de Justiça em exercício, Válter Acioly, o projeto é motivo de orgulho para ao MP/AL.  “Nós temos promotores de Justiça vocacionados e que vão além do trabalho desenvolvido em seus gabinetes. Isso nos enche de orgulho. Essa articulação com o poder público e a classe empresarial é importante para que iniciativas como essa possam transformar a vida de muitas pessoas, e é justamente isso que o projeto Recomeçar faz. Portanto, é uma grande alegria ver essa sala de aula cheia de jovens. Presenciar esse cenário aqui enche os nossos corações de esperança”, disse.           

Em articulação com o MP/AL, o Sesc planeja ampliar a sua participação no programa. “A gente está traçando tratativas para que esses usuários também façam parte dos nossos programas. No entanto, em razão da pandemia, ainda estamos na fase de planejamento, e não temos nada fechado sobre quando isso começará a acontecer”, informou o diretor Carlos Pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *