25 de fevereiro de 2021

Alunos de Radiologia do Senac visitam o mamógrafo do Sesc

A Unidade Móvel Saúde Mulher recebe a visita de 38 estudantes que estão tendo a oportunidade de conhecer o equipamento e aprender sobre a prática da profissão

Alunos do curso de Radiologia do Senac visitam o mamógrafo do Sesc como parte das atividades da disciplina de Mamografia, ministrada pela professora Thamyra Cybelle dos Santos. Os encontros iniciaram na terça-feira (23.02) e prosseguem até amanhã (26.02). As visitas técnicas acontecem no turno da tarde e noite, correspondente ao horário das aulas dos respectivos alunos.  No total, 38 estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre o dia a dia do profissional na realização de mamografias. Por causa das medidas sanitárias contra a Covid-19, as turmas foram divididas em grupos.

Durante a primeira visita, a técnica em radiologia do Sesc, Anne Omena, apresentou o aparelho e os protocolos de testes realizados antes do início das atividades. Segundo Thamyra, é importante que os alunos vejam, presencialmente, como funciona uma sala de mamografia. “O Sesc possui um aparelho moderno e isso contribui para uma boa formação dos futuros técnicos. Foram programadas quatro visitas divididas em reconhecimento, posicionamentos de rotina e especiais”, explicou.

Philippe França é aluno do segundo módulo de Radiologia e durante o encontro aprendeu como realizar o atendimento e higienizar o equipamento. Além disso, teve a oportunidade de tirar dúvidas com a técnica da instituição sobre climatização do ambiente e protocolo de segurança. “Esses momentos são importantes para a nossa formação. Visitar uma sala de mamografia, conhecer profissionais atuantes e o aparelho são diferenciais que vão impactar no meu desempenho como profissional”, destacou.

Danielle Bispo, aluna do segundo módulo de Radiologia, relatou que quando decidiu fazer o curso não tinha uma visão clara de como é o dia a dia do profissional e, por isso, “participar dessas atividades é uma boa oportunidade para dirimir as dúvidas sobre a profissão”. Os próximos encontros terão como objetivo os posicionamentos especiais que são utilizados para diagnóstico de doenças. Em decorrência da complexidade do tema, as visitas sobre o assunto foram divididas em dois dias. Assim, os estudantes conseguem aproveitar melhor o momento e questionar.

Além do conhecimento compartilhado durante as visitas técnicas, os encontros farão parte da segunda avaliação da disciplina de Mamografia. Ao final, os alunos terão que apresentar um relatório sobre a experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *