18 de janeiro de 2021

Sesc Cultura ConVIDA! apresenta mostras temáticas

Plataforma exibirá até março mais de 100 atrações em diferentes formatos

Dando continuidade ao trabalho de incentivo e difusão da produção artística nacional, o Sesc estreia, hoje (18.01), uma nova etapa do projeto Sesc Cultura ConVIDA!, com exibição de 10 mostras temáticas, que trazem à tona questões de grande relevância cultural. A programação contará com mais de 100 atrações, que serão exibidas gratuitamente na plataforma online.

“A partir de mostras temáticas, vamos levar ao público a diversidade da produção cultural do país. São artistas de todas as regiões, com apresentações de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros” destaca o Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

O impacto do isolamento social na produção cultural está representado na mostra Na Pandemia, que traz reflexões sobre o cenário nas mais diversas manifestações artístico-culturais. Em Entre linguagens, produções que cruzam as barreiras dos formatos convencionais, tendo na experimentação e no hibridismo sua principal característica.

A mostra Diálogos entre tradição e contemporaneidade propõe um olhar para a arte por meio das manifestações da tradição e de criações artísticas contemporâneas.  LGBTQI+ apresenta trabalhos que discutem questões relacionadas à diversidade de gênero e Protagonismo feminino destaca o protagonismo feminino e dá visibilidade à equidade de gênero na sociedade e à produção de artistas mulheres.

Produções de artistas e agentes culturais indígenas compõem a mostra Povos originários ontem e hoje, com reflexões sobre as culturas dos povos originários do Brasil.  Narrativas periféricas confere visibilidade às memórias de produção cultural das comunidades periféricas, enquanto Narrativa pretas dá destaque à produção cultural de temática afrodiaspórica.

A mostra Acessibilidade abre espaço para artistas portadores de deficiência e às produções que incluem recursos de acessibilidade, além de promover a reflexão sobre a importância destas ações. Por fim, Trânsitos Culturais, com trabalhos produzidos por pessoas de outras nacionalidades, como imigrantes e refugiados, presentes no território brasileiro, e de migrantes, atuando na dinâmica cultural dos territórios em que se instalam.

A programação das mostras temáticas está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.

Fonte: Ascom Departamento Nacional do Sesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *