12 de janeiro de 2021

Pernoite – Clube Sesc de Leitura retorna dia 30 de janeiro em formato online

Programação do projeto contará com dez obras dos gêneros literários conto e romance

Ler uma obra literária pode ser uma experiência mais prazerosa e enriquecedora, quando realizada coletivamente. Para quem está em busca de experiências de leitura compartilhada, o Pernoite – Clube Sesc de Leitura está de volta. O projeto retornará no dia 30 de janeiro, das 14h às 18h, e será estendido até o mês de novembro, por meio de uma parceria entre o Sesc Alagoas e o Coletivo Pernoite Literário.  Inicialmente, em razão da pandemia da Covid-19, as atividades do clube de leitura serão realizadas em formato digital.

Ao todo, a programação do Pernoite – Clube Sesc de Leitura contará com dez obras literárias dos gêneros literários conto e romance. As atividades do projeto acontecem em duas etapas: das 14h às 16h, é realizado um diálogo a respeito do autor e da obra selecionada para que sejam discutidos elementos técnicos e temáticos do texto literário. Das 16h às 18h, são realizadas leituras e análises de textos produzidos por integrantes do clube sobre a obra do mês.

O clube é composto por dez pessoas que recebem os livros com antecedência, fazem as leituras mensais e depois produzem textos autorais baseados em aspecto da obra lida. Os participantes também discutem questões relacionadas ao texto e ao autor, durante os encontros. No entanto, no atual formato (virtual), o projeto é aberto a todas as pessoas interessadas em participar tanto dos debates quanto dos momentos de leitura e análise das produções autorais. Além disso, a partir do segundo encontro, novos participantes do clube também terão a oportunidade de escrever e sugerir textos autorais para leitura e análise.

Segundo o analista em Literatura do Sesc Alagoas, Guilherme Ramos, a expectativa do grupo é a de que as atividades presenciais sejam retomadas ainda este ano. “O formato digital permitiu que mais pessoas participassem. A gente espera que no segundo semestre, caso já tenha saído a vacina e a campanha de imunização já esteja adiantada, obedecendo as normas de segurança, a gente possa voltar ao presencial. Não é certo, mas é um desejo que a gente volte”, afirma.

Os interessados em participar do Pernoite – Clube Sesc de Leitura podem enviar e-mail para o endereço de e-mail gmiranda@sescalagoas.com.br para que possam ser inseridos na sala virtual em que irá acontecer o encontro. As reuniões virtuais do clube serão realizadas por meio da plataforma Google Meet.

Confira, abaixo, a programação completa do Pernoite – Clube Sesc de Leitura

30 DE JANEIRO
Livro: Pedro Páramo (romance) – mexicano clássico moderno
Autor: Juan Rulfo

27 DE FEVEREIRO
Livro: O filho de mil homens (romance) – português contemporâneo
Autor: Valter Hugo Mãe

27 DE MARÇO
Livro: Terra nos cabelos – Prêmio Sesc de Literatura (contos)
Autor: Tônio Caetano

24 DE ABRIL
Livro: A noite escura e mais eu (contos) – brasileiro contemporâneo
Autor: Lygia Fagundes Telles

22 DE MAIO
Livro: Encontro você no oitavo round – Prêmio Sesc de Literatura (romance)
Autor: Caê Guimarães

JUNHO – FÉRIAS

24 DE JULHO
Livro: Mrs Dalloway (romance) – clássico moderno
Autor: Virgínia Woolf

28 DE AGOSTO
Livro: O guardador de águas
Autor: Manoel de Barros

25 DE SETEMBRO
Livro: O apanhador no campo de centeio (romance) – americano clássico moderno
Autor: J. D. Salinger

23 DE OUTUBRO
Livro: A cabeça do santo (romance) – brasileiro contemporâneo
Autor: Socorro Acioli

27 DE NOVEMBRO

Livro: O olho mais azul (romance) – americano contemporâneo
Autor: Toni Morisson