18 de novembro de 2020

Sesc Saúde Empresa disponibiliza atendimentos a colaboradores do setor do comércio

Hoje, cerca de 80 colaboradores da Distac Distribuidora foram atendidos dentro da empresa, localizada na parte alta

Na manhã desta quarta-feira (18), dezenas de colaboradores da empresa Distac Distribuidora participaram da programação do projeto Sesc Saúde Empresa, uma iniciativa que tem como finalidade sensibilizar o trabalhador sobre a importância de manter uma rotina de cuidados com a saúde. A Distac Distribuidora foi a segunda empresa atendida pelo projeto, que retomou as atividades neste mês de novembro e deve atender mais seis empresas até o fim do ano.

O projeto Sesc Saúde Empresa disponibiliza ao trabalhador das empresas atendidas uma série de serviços de saúde, como verificação de pressão e glicemia, orientação nutricional e orientação com professor de educação física. Depois de passar por todas os serviços, que são realizados dentro da própria empresa, os colaboradores recebem orientação individualizada, além de proposta de cardápio para uma rotina de hábitos mais saudáveis.

Segundo a analista de saúde do Sesc Alagoas, Mariana Gazzaneo, cerca de 80 colaboradores da empresa Distac Distribuidora participaram das atividades do projeto Sesc Saúde Empresa. “Esse projeto tem a proposta de trazer vários serviços de saúde e dar essa oportunidade para o comerciário de baixa renda de ter acesso a esses serviços e de repente, em algum serviço realizado por meio do projeto, verificar que precisa ter uma maior atenção, mais necessidade de ir ao médico, de mudar hábitos, de se alimentar melhor e de praticar atividade física”, explica.

O serviço de odontologia, que também era disponibilizado por meio do projeto, foi temporariamente suspenso em virtude da pandemia do novo coronavírus. No entanto, durante a passagem do projeto do Sesc Alagoas pelas empresas atendidas, os colaboradores também estão recebendo um kit de saúde bucal.

Ainda de acordo com Mariana, com o intuito de garantir a segurança de todos, o Sesc Alagoas está obedecendo todas as recomendações das autoridades de saúde para evitar a proliferação da Covid-19. “A gente está conseguindo realizar a ação com segurança, tentando manter o distanciamento, higienização das mãos dos colaboradores e também dos funcionários do Sesc, além de utilizar todos os EPIs necessários pra gente manter a segurança”, detalha.

Rayane Marques Lima, de 25 anos, foi uma das funcionárias atendidas pelo projeto. Ela conta que vai redobrar os cuidados com a saúde, depois de ter participado das atividades do Sesc Saúde Empresa. “É um projeto bom que a empresa traz pra gente, principalmente, porque algumas pessoas não têm plano de saúde e aqui a gente consegue fazer gratuito. A gente consegue fazer no nosso horário, rapidinho, e depois voltamos ao trabalho. Depois de hoje, eu vou procurar um médico porque a moça disse que o meu percentual de gordura está grande, eu não sabia e vou atrás para saber como cuidar”, relata.

Após receber o retorno da equipe do Sesc Saúde Empresa, o colaborador Deivisson Cleiton, de 30 anos, disse que vai repensar alguns hábitos para buscar uma via mais saudável. “Ultimamente, eu estou muito acomodado por conta do pouco tempo que eu tenho para o trabalho, a família, mas esse projeto que o Sesc está fazendo agora é uma iniciativa muito boa. Eu passei pela nutricionista, ela me passou algumas instruções e agora eu vou me policiar mais um pouco. É primeira vez que eu participo e achei muito interessante porque tem algumas situações da minha saúde que eu não estava sabendo”, avalia.

Além de passar uma orientação individualizada ao colaborador, a equipe do Sesc Saúde Empresa também envia para as empresas atendidas um relatório detalhando quantos funcionários estão com pressão alta e diabetes, por exemplo. A partir das informações do relatório, a empresa pode pensar em ações direcionadas aos trabalhadores que têm esse perfil e precisam redobrar os cuidados com a saúde.

Para Crislane Gonçalo, técnica de segurança do trabalho da empresa Distac Distribuidora, a ação do Sesc Alagoas promove a conscientização do trabalhador sobre a importância de uma rotina mais saudável dentro e fora do ambiente de trabalho. “É uma ação muito importante porque a gente traz um alerta quanto a saúde do colaborador.
A gente trabalha aqui com uma turma que tem muita operação, tem muita gente que é da base, que não tem tanto acesso a consultas ou avaliação básica. Então, a gente faz esse alerta e realmente a gente vê que surte efeito”, destaca.

Depois de passar pelas empresas Hemopac e Distac Distribuidora, o projeto Sesc Saúde Empresa vai atender colaboradores das empresas Tupan, Hospital de Olhos Santa Luzia, Maceió Mar Hotel, Hotel Meridiano, Paragominas, Grupo Parque Benedito Bentes e Parque das Flores.