23 de novembro de 2020

Sesc realiza ação educativa para a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Quarenta e três mulheres atendidas pelo Programa Conversando Sobre Saúde participaram da ação educativa, realizada durante a campanha de combate ao Aedes aegypti

O Sesc Alagoas realizou, na manhã desta segunda-feira (23), na Unidade Guaxuma, mais uma ação educativa do projeto Conversando Sobre Saúde. Desta vez, 43 mulheres atendidas pelo projeto participaram de uma atividade focada na prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além de compartilhar mensagens sobre os cuidados necessários para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, as participantes receberam um kit com máscara, álcool em gel e panfleto com orientações sobre a prevenção da dengue, zika e febre chikungunya.

As mensagens escritas pelas participantes foram levadas ao Sesc Guaxuma em formato de cartaz. E todas elas foram expostas em um varal montado no local onde aconteceu a ação educativa. O projeto Conversando Sobre Saúde é uma das iniciativas subsidiadas pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Alagoas. O PCG é destinado à aplicação de 1/3 da receita compulsória líquida do Sesc para o desenvolvimento de ações voltadas à educação básica e continuada e a outras ações educativas realizadas pela entidade.

A programação da ação educativa contou com a participação de artistas da Cia. do Imaginário, que, de forma lúdica, abordaram o tema da prevenção da dengue. Há quatro anos, Maria Aparecida da Silva, de 52 anos, participa das ações desenvolvidas pelo projeto. Segundo ela, a iniciativa do Sesc Alagoas tem proporcionado momentos de muito aprendizado às mulheres participantes.

“Hoje, a gente trouxe um cartaz falando sobre a dengue. Nele, eu coloquei os cuidados que a gente precisa ter para prevenir essa doença. Aprendi muita coisa hoje e durante esses quatro anos. Está sendo muito difícil ficar dentro de casa e participando desse projeto a gente sai de casa, melhora a nossa qualidade de vida com atividade física e ainda encontra as amigas”, relata.

Aos 50 anos de idade, Sebastiana dos Santos está enfrentando a depressão. Participar do projeto, para ela, tem sido uma forma de superar a doença. “Hoje foi dia de matar a saudade das amigas e dos professores aqui do Sesc. Para mim, esse momento foi uma alegria. Faço tratamento contra a depressão e esse projeto está me ajudando bastante porque aqui a gente brinca, faz atividade, encontra as pessoas. A gente conta os dias e as horas para poder voltar pra cá e hoje a gente veio só para o ‘pegue e leve’ para não aglomerar, mas deu pra matar a saudade”, conta

De acordo com a assistente social do Sesc, Mabel de Araújo, a ação educativa foi realizada por meio de uma parceria da entidade com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS). “A coordenação de saúde tem uma parceria com a SMS e hoje começa a campanha de combate ao Aedes aegypti. A gente está num momento de pandemia, mas não dá para negligenciar todos os outros problemas que esse mosquito traz também”, informa.

Conversando Sobre Saúde

O projeto Conversando Sobre Saúde atende 120 mulheres do Litoral do Norte de Alagoas, com idade acima dos 25 anos. A partir desta iniciativa, a entidade desenvolve uma série de ações educativas focadas na saúde e na qualidade de vida das mulheres participantes. Em virtude da pandemia, o projeto passou a ser desenvolvido de forma remota.        

“A partir da pandemia, o grupo parou de se encontrar pessoalmente e aí a gente transformou as ações em ações virtuais via WhatsApp. Toda semana, a gente discute um tema e lança um desafio no grupo. Elas postam fotos, vídeos sobre o assunto discutido naquela semana”, detalha Mabel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *