9 de novembro de 2020

Sesc Cultura ConVIDA promoverá discussão sobre direitos autorais

O tema será debatido a partir da dissertação de mestrado da artista alagoana, Milla Pasan

O Sesc Cultura ConVIDA abordará o tema “Direito autoral para artistas visuais” a partir de uma linguagem acessível, objetiva e lúdica, com a Milla Pasan. O encontro vai acontecer no canal do Youtube do Sesc Brasil, no dia 11.11, às 17h30. Em 2019, Pasan desenvolveu como dissertação de mestrado o “Manual de direitos de autor para artistas visuais”, visto a insegurança de muitos profissionais para lidar com o tema.

O Sesc Cultura Convida recebeu 15,8 mil inscrições de artistas de todas as regiões do Brasil. Desse total, 470 foram selecionadas para participar do projeto. Em Alagoas, foram 210 propostas enviadas e oito foram contempladas. O ConVIDA tem como objetivo incentivar produções culturais e levar apresentações para o público de todo o país. Além de colaborar com a classe artística que foi prejudicada durante a pandemia com o fechamento dos equipamentos culturais.

Sobre a artista

Millan Pasan é alagoana e cresceu na periferia de Maceió. Sua mãe foi quem a apresentou as primeiras expressões artísticas no Cinema São Luís, nas peças do Teatro Comunitário do Benedito Bentes, no coco alagoano e nas valsas de vienenses. Também foi da sua mãe que herdou o gosto pela literatura que “impregnou cada centímetro das minhas impressões do mundo”, relata a artista.

Ainda quando adolescente, Pasan prestou serviço de mediação, sem vínculo empregatício, para o Sesc Alagoas. A experiência fez com que se tornasse uma autodidata nos estudados sobre a arte. Por dez anos, conviveu com artistas, produtores, pesquisadores, crianças, adolescentes e idosos que frequentavam o espaço. Além disso, atuou profissionalmente nas áreas de mediação, produção, montagem, curadoria e na elaboração de projetos, cursos e palestras.

Durante sua experiência em trabalhos com artistas, pôde constatar a dificuldade de alguns profissionais da área em lidar com temas referentes ao direito autoral dentro da economia criativa. Pasan percebeu que o problema era derivado principalmente a linguagem técnica da Lei n° 9.610/98, que regulamenta as regras de diretos autorais para autores. Por isso, desenvolveu como tese de mestrado o manual sobre o tema.

Serviço:

O quê: Direito Autoral para os Artistas Visuais
Site: Canal do Youtube do Sesc Brasil
Dia: 11.11.20
Horário: 17h30