6 de novembro de 2020

Sesc Alagoas seleciona 25 participantes para a segunda oficina do Arte da Palavra

A atividade faz parte do Circuito de Criação Literária que acontece nos meses de setembro a dezembro

 

O Circuito de Criação Literária, realizado pelo Sesc Alagoas, no projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras selecionou 25 participantes para a Oficina “Criação de mundos ficcionais”, com Thiago Tizzot (confira relação abaixo). O encontro acontecerá no período de 09.11 a 13.11, às 20h. Os selecionados devem responder o e-mail da Área de Cultura do Sesc até o dia 09.11, às 12h, para confirmar a inscrição e receber o link de acesso.

O Arte da Palavra é o maior circuito literário do Brasil. É composto por 40 artistas de 24 estados brasileiros. Os participantes são escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, slammers, performers, entre outros. O projeto acontecia no formato presencial, entre março e dezembro. Em decorrência da Covid-19, a edição deste ano acontece de forma on-line nos meses de setembro a dezembro.

O projeto é composto por três circuitos: Criação Literária, oficinas de diversos temas, com o propósito de estimular a prática da escrita literária; Circuito de Autores, palestras e mesas-redondas com escritores de localidades diferentes sobre os processos de produção de suas obras; Circuito de Oralidades, apresentações dos diferentes estilos da manifestação verbal literária, como slams, repentes, performances, saraus, narrações de histórias, entre outros.

A seleção da Oficina “Criação de mundos ficcionais” aconteceu por meio de perguntas específicas, em ordem de prioridade, respondidas durante a pré-inscrição: o que os levou a querer participar da oficina, o envio de uma produção textual e a análise do currículo. Os participantes com presença mínima de 75% receberão um certificado de participação equivalente a 10h. Enviado após o fim da atividade.

Sobre a oficina

O mundo ficcional sempre chamou a atenção de Tizzot, um dos fundadores da revista Arte e Letra, especializada em publicação de livros raros. Por isso, fez de sua curiosidade um objeto de estudo e descobriu que “a história e a criação de mundos estão ligadas e é difícil determinar onde uma começa e a outra acaba”, explica o autor.

A oficina tem como objetivo, a partir da criação de um mundo ficcional, trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama, visto a importância que o universo das narrativas fantásticas tem na construção de enredos que abarcam grandes heróis, monstros e vilões.

Lista dos selecionados:

  1. Alexandre Holanda de Melo
  2. Amanda Leite Salomão
  3. Ana Paula Gonçalves dos Santos
  4. Bruna Eduarda Melo Siqueira
  5. Carlos Anderson Inocencio do Nascimento
  6. Cícero Rogério do Nascimento
  7. Elaine Cristina Rapôso dos Santos
  8. Felipe Benicio de Lima
  9. Herbson Cavalcante de Melo
  10. Igor Daniel da Silva Lima Igor Lima
  11. Iolanda Silva Brandão
  12. Isaac Amaral Bugarim
  13. Jefferson Murilo Palmeira Chaves
  14. Jeovana de Lima Silva
  15. Katia Selaimen Dalpiaz
  16. Keila Calheiros Wanderley
  17. Luana Marcelino da Silva
  18. Luciana Regina Novaes de Oliveira
  19. Maria Aparecida Inocencio do Nascimento
  20. Maria Lopes Pereira
  21. Marina Borges Teixeira
  22. Matheus da Costa Silva
  23. Rochelli Messias de Assis
  24. Thaisa Lima Pimentel Gomes de Barros
  25. Wellington Costa da Cruz