9 de novembro de 2020

Sesc Alagoas inicia o Circuito de Autores no Arte da Palavra

Durante a palestra, no dia 16.11, o público aprenderá sobre o processo criativo literário

 

A palestra “A literatura em tempos atuais: importância e desafios”, de Rogério Pereira, abrirá a programação do Circuito de Autores, em Alagoas. O encontro acontecerá na página do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, no Facebook (clique aqui), no dia 16.11, às 20h. O escritor e estudante de jornalismo, Lucas Litrento, mediará o debate.

Rogério Pereira é autor de “Na escuridão, amanhã”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2014. O paranaense abordará o processo criativo da escrita e sua experiência pessoal como escritor e utilizará a obra mencionada como ponto de partida.

“Na escuridão, amanhã” é um panorama sobre uma família da classe média baixa brasileira que trocou o interior pela cidade grande. Por meio das personagens, o autor aborda os problemas das relações familiares causados pela falta de comunicação e ética.

Para participar da palestra não é necessário fazer inscrição, basta entrar na página do Arte da Palavra, no Facebook, e assistir. Contudo, o encontro não é indicado para menores de 16 anos. O projeto foi adaptado para o formato virtual por causa da Covid-19. Antes as atividades aconteciam presencialmente entre os meses de março e dezembro. Em 2020, as oficinas, palestras, mesas-redondas e performances iniciaram em setembro e continuarão até dezembro.

Sobre o Arte da Palavra

O Arte da Palavra é o maior circuito literário do Brasil. Ele é formado por 40 artistas de 24 estados brasileiros. Os participantes são escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, slammers, performers, entre outros.

O projeto é composto por três circuitos: Criação Literária, oficinas de diversos temas, com o propósito de estimular a prática da escrita literária; Circuito de Autores, palestras e mesas-redondas com escritores de localidades diferentes sobre os processos de produção de suas obras; Circuito de Oralidades, apresentações dos diferentes estilos da manifestação verbal literária, como slams, repentes, performances, saraus, narrações de histórias, entre outros.