25 de novembro de 2020

Sesc Alagoas encerrará participação no Arte da Palavra com dois encontros

A mesa-redonda e a performance fazem parte do Circuito de Autores e Circuito de Oralidades, respectivamente

A mesa-redonda “A literatura e a cidade”, com Cristiano Baldi (RS) e Carlos Eduardo Pereira (RJ), no dia 01.12, às 20h, e a performance “Coração Despovoado”, com Débora Arruda (SE), 02.02, às 20h, irão encerrar a participação do Sesc Alagoas no Arte da Palavra 2020. Os eventos acontecerão na página do circuito no Facebook (https://www.facebook.com/artedapalavrasesc).

Os encontros têm classificação indicativa de 16 anos. Não é necessário realizar inscrição, apenas acessar a página do Arte da Palavra na hora e nos dias indicados. A mesa-redonda será mediada pelo estudante de jornalismo e escritor, Lucas Litrento. O analista em Literatura do Sesc, Guilherme Miranda, apresentará a performance.

Cristiano Baldi, autor de “Correr com rinocerontes” e professor das graduações em Letras e Escrita Criativa, junto com Carlos Eduardo Pereira, autor de “Enquanto os dentes”, realizarão uma mesa-redonda sobre a escrita criativa e o processo de desenvolvimento de uma obra literária. Os autores irão iniciar a discussão a partir da análise de suas obras.

“Correr com rinocerontes”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, fala sobre a volta de um jovem para sua cidade natal, Porto Alegre. Após alguns anos morando em São Paulo, o protagonista precisa lidar com o trauma deixado pelo acidente que sofreu ainda adolescente. Durante a narrativa, ele descobrirá que a fuga para um lugar mais tranquilo não é exclusividade sua, mas algo comum na família.

“Enquanto os dentes” narra a vida de Antônio. O personagem é homossexual, fotógrafo e ficou paraplégico, após sofrer um acidente. Endividado e sem opção, durante uma manhã chuvosa no Rio de Janeiro, Antônio ver o caminhão de mudança transportando seus pertences para a casa de seu pai que não via há mais de vinte anos.

Já a performance de Débora Arruda, poeta e professora, foi inspirada em seu livro homólogo, “Coração despovoado”. O encontro acontecerá em formato de sarau por meio da poesia falada, spoken word. A artista apresentará performances poéticas de poemas publicados em seu livro e de outros textos selecionados por ela.

O projeto

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é o maior circuito literário do Brasil. É composto por três circuitos: Criação Literária, Autores e Oralidades. Em 2020, por causa da Covid-19 adquiriu o formato online. Durante os meses de setembro a dezembro, os 40 artistas participantes, de todos os estados brasileiros, realizaram oficinas, mesas-redondas, palestras e debates sobre temas que envolvem toda a cadeia literária, da parte criativa a comercial.

No projeto, o Sesc Alagoas realizou as oficinas “Escrita criativa: o processo e o resultado na literatura”, ministrada por Bruno Ribeiro (PB), entre os dias 19 e 23 de outubro, e “Criação de mundos ficcionais”, com Thiago Tizzot (PR), entre os dias 09 e 13 de novembro. Além da palestra “A literatura em tempos atuais: importância e desafios”, apresentada por Rogério Pereira, no dia 16.11. A próxima oficina será “O universo das histórias africanas”, de Keydson Costa (PA), entre os dias 07 a 11 de dezembro.

Serviço:

Circuito de Autores
Mesa-redonda: “A literatura e a cidade”, com Cristiano Baldi (RS) e Carlos Eduardo Pereira (RJ).
Data: 01.12
Horário: 20h

Circuito de Oralidades
Performance: “Coração Despovoado”, com Débora Arruda (SE).
Data: 02.12
Horário: 20h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *