8 de outubro de 2020

TSG Alagoas compartilha suas experiências com o DN e Regionais

Serão dois momentos. A primeira live acontecerá amanhã (09.10) e o outro encontro no dia 23 deste mês

As experiências do Trabalho Social com Grupos (idosos) do Regional Alagoas será compartilhada na live “Ampliação da rede sócio afetiva como estratégia para enfrentar o distanciamento social de Pessoas Idosas”, em dois momentos, amanhã (09.10), às 10h, e no dia 23.10. O acompanhamento das atividades propostas e realizadas pela a equipe, durante o isolamento social decorrente da Covid-19, levou o Departamento Nacional do Sesc a lançar o convite para o Regional.

O primeiro obstáculo superado do TSG foi conclamar os participantes a aderir massivamente à tecnologia, via, principalmente, Whatsapp. “Para mantermos o contato, precisávamos criar grupos e estimular a participação de todos”, afirmou uma das assistentes sociais do TSG, Edneide Nunes.

Pelas redes sociais do Sesc, o produto do Fábrica da Criatividade, um dos projetos do TSG, que desenvolve vários trabalhos manuais no intuito de criar nos participantes a perspectiva do fazer e, até mesmo, um meio de renda foram postados.

Datas importantes e uma mobilização virtual foi proposta para a Campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Além de live sobre o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa,

O Café Junino virtual foi realizado a fim de fortalecer os vínculos afetivos e proporcionar momentos de interação entre os idosos, seus familiares e o Sesc. Receitas e memórias da culinária junina foi outra atividade na qual os participantes puderam compartilhar nas redes sociais do Sesc receitas que carregam lembranças cheias de significados.

As ações continuaram a todo vapor. Para marcar o 12 de junho, foi realizada a campanha Dia dos Namorados: o amor não tem idade. As assistentes sociais da atividade enviaram exercícios para estimular a memória dos 253 idosos, via WhatsApp.

Sem falar nas várias lives abordando temas de interesse das pessoas idosas, com convidados aptos a contribuir na prática com o novo momento que surpreendeu o mundo e alterou a rotina de milhões de pessoas. “Contamos com o apoio irrestrito das áreas do Sesc que estão sempre prontas a contribuir para a realização das atividades voltadas para as pessoas idosas”, comentou a gerente de Assistência, Patrícia Nemézio.