9 de outubro de 2020

Mulheres têm a oportunidade de realizar mamografia

Para marcar o exame, as interessadas devem comparecer ao Sesc Poço com os documentos necessários

A elevada procura de mulheres para fazer a mamografia levou o Sesc a praticamente dobrar a quantidade de exames gratuitos de 200 para 400. Até hoje (09.10), foram agendados 214 exames, sendo 158 para o mês de outubro, e 56 para novembro. No entanto, como o agendamento vai continuar até o dia 15.10, esse número deve aumentar pelo mais 160, totalizando 374 mamografias. A ação em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização do câncer de mama, atende as interessadas na Unidade Saúde Mulher, no Sesc Poço. Os agendamentos vão continuar até o próximo dia 15.10, das 14h às 17h.

As interessadas com idades entre 50 e 69 anos devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Quem estiver fora da referida faixa etária, deve levar também a solicitação médica. Por dia, estão sendo realizados 25 agendamentos. Por causa das medidas de prevenção contra a Covid-19, as mamografias são realizadas por hora marcada. É necessário respeitar o distanciamento social e comparecer ao local de máscara.

A situação da autônoma Selma Alves se assemelha a de milhares de brasileiras que dependem exclusivamente do SUS. Ela aproveitou a oportunidade da campanha para realizar a mamografia. “Se não fosse a Unidade Saúde Mulher, não teria como fazer o exame em outro lugar”, explica Selma.

A empregada doméstica Maria Cristina de Oliveira Pessoa e sua filha, a professora Márcia Cristina, souberam do serviço oferecido e buscaram o Sesc. Maria incentivou sua filha para realizar o exame junto com ela, pois entende a necessidade dos cuidados preventivos contra o câncer de mama. “É necessário realizar a mamografia anualmente. Aconselho todas as mulheres a aproveitarem a oportunidade oferecida pelo Sesc e agendem seus exames. Quanto antes a doença for tratada, maior a chance de cura”, destaca Maria.

Os laudos são emitidos pela Central de Laudos do Hospital do Amor – Hospital do Câncer de Barretos. Os resultados são entregues em material impresso e as imagens são disponibilizadas em mídia digital (CD). Além disso, o médico e a paciente terão acesso ao laudo via internet, por meio de login e senha disponibilizados posteriormente.