8 de outubro de 2020

Conab fortalece parceria com o Mesa Brasil

Em reunião, Sesc e a Companhia discutem sobre os objetivos e desafios do programa

O representante de Logística e Gestão da Oferta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Adriano Jorge, foi apresentado a nova gestão do Sesc Alagoas, em reunião na quarta-feira (07.10), na sede administrativa da instituição, no Poço. A oportunidade foi a fim de alinhar as ações do Programa Mesa Brasil. A Conab é um dos principais doadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), financiado pelo Governo Federal para compra de produtos da agricultura familiar.

Em Alagoas, o Mesa Brasil é o principal distribuidor de alimentos provenientes do PAA, encaminhados pela Conab, na modalidade doação simultânea. “O canal de distribuição do programa consegue ter uma capilaridade de destaque, por meio das instituições cadastradas. Isto possibilita a cada ano receber mais alimentos, pois consegue ter o alcance de distribuição suficiente para que a Companhia atinja seus objetivos e chegue nos lugares mais remotos de Alagoas”, destaca Adriano Jorge.

A Companhia conta com os bancos de alimentos do Mesa para levar produtos de qualidade em quantidade suficiente para famílias em vulnerabilidade social. Para as entidades sociais receberem os alimentos doados pelo PAA, precisam desenvolver ações de cunho assistencial, educativo ou cultural e estarem cadastradas em um conselho municipal correspondente a natureza de suas ações.

A diretora Regional do Sesc Alagoas, Maria Ivanilda da Silva, ressaltou sobre o trabalho social que representa o Mesa Brasil, principalmente, em Alagoas. “Temos um número expressivo de doadores decorrente da credibilidade do programa. No entanto, é importante destacar que essas doações nem sempre acontecem com periodicidade. A distribuição do Mesa é estratégica para a maioria das instituições cadastradas. Por isso, é essencial para nós essa parceria com a Conab”, afirma Ivanilda.

A discussão sobre o programa, a apresentação dos resultados de suas ações e o planejamento são importantes para as duas instituições. O compartilhamento das informações contribui para a transparência e para desenvolvimento de ações mais assertivas. “Por meio dos alimentos doados pelo PAA, frutas, legumes e raízes, conseguimos atender instituições sociais das modalidades sistemática e eventual”, explica a gerente de Assistência do Sesc, Patrícia Nemézio