24 de agosto de 2020

PTED oferece apoio nas disciplinas curriculares para alunos do Ensino Médio

A Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, lançou o Programa de Tutoria Educacional a Distância (PTED) como mais uma contribuição ao país. O objetivo é acompanhar, de forma totalmente gratuita e em modalidade remota (online), centenas de jovens em todo o país.  Durante os três anos do Ensino Médio, os participantes do programa, vinculados a suas escolas de origem, terão apoio nas disciplinas curriculares, por meio de videoaulas e outras estratégias de aprendizagem disponibilizadas em uma plataforma digital completa e com acompanhamento de um corpo de educadores experientes.

O foco prioritário é o estudante da rede pública que acredita na educação como um agente transformador da sociedade e de si mesmo. O período de inscrição para o processo de admissão no PTED iniciou no dia 18 de agosto e se estenderá até o dia 18 de setembro de 2020. Todas as informações sobre o programa estão no Regulamento Unificado 2021, disponível no site oficial https://escolasesc.net/2020/07/13/escola-sesc-de-ensino-medio-lanca-novo-programa-gratuito-de-educacao-social-com-apoio-academico-e-cultural-de-excelencia-a-centenas-de-jovens-das-escolas-publicas-do-brasil/

Os jovens que ingressarem no PTED terão à sua disposição acompanhamento tutorial com profissionais especializados, acesso a atividades culturais, apoio específico voltado ao ENEM, palestras motivacionais, educacionais e de orientação de carreira. O programa reafirma o compromisso social do Sesc com aqueles que buscam a educação e o conhecimento como formas de traçar novos caminhos, superando as desigualdades e entendendo-se como agentes de transformação.

Das etapas do processo admissional, a segunda fase será o Sorteio Público dos candidatos inscritos, considerando a distribuição de vagas por Estado, que acontecerá no dia 29 de outubro de 2020.

A terceira etapa será do envio e análise dos documentos referentes aos critérios obrigatórios dos candidatos sorteados, via internet, de 03 a 13 de novembro de 2020. O resultado será publicado no dia 28 de janeiro e as matrículas estarão disponíveis no mesmo dia até 08 de fevereiro de 2021.

Regime residencial

Estudantes de todo país puderam fazer a pré-inscrições para o ano letivo de 2021, até o dia 31 de julho, na Escola Sesc de Ensino Médio. Estão sendo oferecidas vagas para 1ª série do ensino médio, no regime integral, reservadas para estudantes oriundos do Rio de Janeiro, sede da instituição, e vagas em regime residencial, oferecidas para candidatos dos outros estados do Brasil.

Todos os jovens selecionados terão bolsa de estudo integral com validade para os três anos do Ensino Médio, com cobertura das despesas relativas à instrução, livros didáticos e alimentação. Para os estudantes do regime residencial, a bolsa também contempla as despesas relativas à hospedagem.

Os candidatos que fizeram a pré-inscrição devem ficar atentos para a próxima fase, de 18 a 28 de agosto, que será a confirmação da inscrição e o preenchimento de um questionário sociocultural com o objetivo de mapear as vivências escolares para subsidiar o trabalho dos educadores da Escola Sesc de Ensino Médio na 1ª série.

O Sorteio Público dos candidatos que tiverem as suas inscrições validadas, 10 candidatos por vaga, será transmitido ao vivo no dia 16 de outubro. A terceira fase será o envio e análise dos documentos referentes aos critérios preferenciais dos candidatos sorteados (fase classificatória), de 19 a 28 de outubro de 2020. Após análise e validação dos documentos apresentados pelos candidatos para os critérios preferenciais.

A entrevista e análise do histórico ou boletim escolar dos candidatos será a quarta etapa do processo, 04 a 18 de dezembro 2020. O resultado será publicado no dia 21 de janeiro e as matrículas acontecerão de 25 de janeiro a 5 de fevereiro.

Mais informações: https://escolasesc.net/processo-admissional/