14 de julho de 2020

ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO lança novo Programa gratuito de Educação Social

O Programa contará com apoio acadêmico e cultural de excelência a centenas de jovens das escolas públicas do Brasil

A Escola Sesc de Ensino Médio tem como missão oferecer oportunidades educativas e culturais de qualidade e de modo gratuito a talentosos jovens brasileiros, para que desenvolvam todo o seu potencial e construam transformações de importância não apenas em suas vidas e de suas famílias, mas, por extensão, em todo o tecido social de que participam. Afinal, não há caminho mais transformador das realidades concretas do que pela via da Educação. Quando uma criança ou um jovem alcança melhores oportunidades de aprendizagem, toda a sociedade colhe os frutos e cresce como nação.

A partir desses princípios tão essenciais, a Escola Sesc de Ensino Médio lança um novo programa educacional para além dos muros do campus, localizado no Rio de Janeiro, como contribuição ao país, justamente em um ano tão atípico e de tantas fragilidades no cenário educativo, agravadas pela pandemia mundial. A iniciativa visa atender um conjunto expressivo de jovens, com foco prioritário nos estudantes da rede pública, que acreditam na educação como um agente transformador da sociedade e de si mesmos. 

É com imensa alegria que anunciamos o Programa de Tutoria Educacional a Distância – PTED, cujo objetivo é acompanhar, de forma totalmente gratuita e em modalidade remota (online), centenas de jovens em todo o país.  Durante os três anos do Ensino Médio, os participantes do PTED, vinculados a suas escolas de origem, terão apoio nas disciplinas curriculares, por meio de videoaulas e outras estratégias de aprendizagem disponibilizadas em uma plataforma digital completa e com acompanhamento direto de um corpo de educadores experientes e apaixonados. As inscrições para o processo de admissão no programa acontecerão no segundo semestre de 2020, e o início do acompanhamento acadêmico em 2021.

Os jovens que ingressarem no PTED, além do suporte acadêmico, terão à sua disposição acompanhamento tutorial com profissionais especializados, acesso a atividades culturais, apoio específico voltado ao ENEM, palestras motivacionais, educacionais e de orientação de carreira.

Serão centenas de vagas disponíveis para estudantes de todo o Brasil, o que reafirma nosso compromisso social com aqueles que buscam a educação e o conhecimento como formas de traçar novos caminhos, superando as desigualdades e entendendo-se como agentes de transformação.

O novo Programa é mais uma afirmação de nosso compromisso incontornável com a juventude brasileira, sobretudo com os jovens em situação de maior fragilidade educacional, à luz do conceito de Justiça Social, explícito já na Carta da Paz Social, sobre a qual o Sesc vem se baseando, na busca de maior fraternidade e solidariedade entre todos. Esse compromisso está presente em cada ação executada na Escola Sesc de Ensino Médio e faz parte das reflexões diárias de todo o corpo técnico da instituição, sempre com o intuito de reduzir as dessemelhanças e ampliar as oportunidades em um país tão desigual. 

Em breve, todas as informações sobre esse nosso Programa serão publicadas em Edital no nosso site oficial.