30 de junho de 2020

Arrecadação do Mesa Brasil contempla 13 municípios alagoanos

Foram distribuídas mais de 9 toneladas de alimentos em uma semana

O Mesa Brasil arrecadou mais de 9 mil quilos de alimentos, no período de 22 a 26 de junho. As doações foram entregues a 30 instituições de Maceió e 31 no interior Estado. O programa é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. A rede contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Além de arrecadar e distribuir os alimentos, produtos de higiene pessoal, de limpeza e outras doações, a rede também foca em ações educativas.

As doações recebidas pelo programa, na semana passada, foram distribuídas para instituições localizadas nos seguintes municípios: Maribondo, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Igaci, Coité do Nóia, Feira Grande, Craíbas, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela e Poço das Trincheiras.

O Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário Oásis, uma das instituições cadastradas no Mesa Brasil, tem duas escolas em bairros diferentes de Palmeira dos Índios. A Escola Oásis atende 240 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e oferta três refeições diárias; e a Escola de Educação Ambiental Francisco Caribé realiza atividades socioambientais para alunos da rede municipal de ensino.

A tesoureira do Pró-Desenvolvimento, Salete Barbosa, ressalta a relevância do programa não apenas no repasse das doações, mas também nas orientações sobre alimentação, inclusive com o aproveitamento integral dos alimentos. “O Mesa Brasil tem uma contribuição essencial para nossa instituição, pois ajuda a nossa comunidade a se desenvolver quando, por exemplo, orienta como aproveitar melhor os alimentos”, comenta.

Em Maceió, a Associação Beneficente Santa Lúcia assiste 208 crianças, entre 2 e 14 anos de idade, com aulas de reforço escolar, atividades culturais e alimentação em tempo integral. A instituição atua há 21 anos e está cadastrada no programa há 12 anos. “O Mesa é o nosso principal doador e sem esse programa não teríamos condições de continuar”, afirma a presidente da associação, Maria do Pau Ferro.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Mesa Brasil está funcionando em horário especial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Quem desejar ser um doador pode buscar mais informações por meio dos números: 3221 9440 | 98752 9926 (Maceió) | 3521-6061 | 98752-9194 (Arapiraca).