13 de março de 2020

Sesc Alagoas se engaja em informar sobre o Coronavírus

A transmissão do vírus ocorre por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo

O primeiro caso de Coronavírus (2019 n-CoV), em Alagoas, foi constatado. Com isso, o Sesc Alagoas intensifica as orientações entre os colaboradores e a população em geral. O foco é disseminar informações corretas sobre os principais cuidados a fim de evitar o contágio. O Coronavírus provoca infecções respiratórias e foi descoberto em dezembro do ano passado, após registros da doença na China.

Conforme o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão do Coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação ocorre de pessoa para pessoa. Qualquer indivíduo que tenha contato próximo, cerca de um metro, com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposto à infecção.

A transmissão do vírus ocorre por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde alerta para cuidados indispensáveis a fim de evitar a contaminação como: higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool (gel 70%). Além disso, a pessoa deverá evitar: tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos; e o contato próximo com pessoas doentes. A pessoa deverá cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável. O correto é que a pessoa fique em casa e evite contato com pessoas quando estiver doente. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Quem voltou de qualquer viagem internacional e, em até 14 dias, começou a apresentar febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar ou engolir, congestão nasal, dor de garganta, coriza), deve procurar o posto de saúde mais próximo.