6 de fevereiro de 2020

Bibliotecas do Sesc oferecem estrutura moderna e acervo variado

O acesso é gratuito e disponibiliza mais de 40 mil títulos para os visitantes

Para quem quer se informar, pesquisar ou simplesmente se deleitar com boas obras, as bibliotecas do Sesc Alagoas são uma ótima opção. São modernas e contam com um acervo de mais de 40 mil títulos entre conteúdos variados e de qualidade, com literatura nacional e estrangeira, clássicos universais, livros didáticos, técnicos, periódicos e publicações especializadas em áreas como artes, história, política, antropologia, filosofia, entre outras. 

São duas bibliotecas completas, uma na Unidade Sesc Poço, em Maceió, e outra na Unidade Sesc Arapiraca. Ambas dispõem de instalações confortáveis, ambiente climatizado com acesso a computadores e Internet, consulta a revistas e jornais e empréstimos de livros. Além de espaço infanto-juvenil, com acervo exclusivo, e espaço para leituras.

O público das bibliotecas do Sesc Alagoas destaca o diferencial do serviço. Para o servidor público, Ranulfo Paes, frequentador do local há mais de cinco anos, a biblioteca da Unidade Sesc Poço já faz parte da sua rotina. “Minha preferência são os livros técnicos, na área de direito e contabilidade. Venho a biblioteca do Sesc pela organização e o ambiente que proporcionam tranquilidade para ler, estudar e pesquisar”, pontua.

Acompanhar os novos avanços é uma das perspectivas do Sesc. Com isso, o Sesc se prepara para implantar mais uma novidade prevista para este ano, o Projeto Biblioteca do século XXI – proposto do Departamento Nacional do Sesc para a Rede Sesc de Bibliotecas – que será implantado na Biblioteca da Unidade Sesc Poço. 

A iniciativa tem o objetivo de promover mais integração no ambiente da biblioteca. Envolve recursos multimídias e novas tecnologias voltadas à ampliação de conhecimentos das áreas de atuação do Sesc, especificamente, para literatura e o audiovisual desenvolvidos pela área de cultura da instituição.

Além das bibliotecas, o Sesc Alagoas dispõe de sala de leitura, na Unidade de Cultura Sesc Centro, localizada em Maceió, uma opção para os trabalhadores do comércio e o público em geral que desejam consultar obras e se informar sobre os mais variados temas. No interior, também estão instaladas as salas de leitura nas Unidades Sesc Ler Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. Como são específicas para os alunos e os professores das referidas unidades, o acervo é composto, em sua maioria, de livros didáticos e periódicos que contribuem para aperfeiçoar o aprendizado.

Contação de história

No papel de incentivar a formação de leitores, o Sesc se reinventa e vai além do convencional. Com a contação de histórias transfere a leitura de forma lúdica e que contagia o público de todas as idades. “O Sesc me proporcionou descobertas e aprendizagens maravilhosas. Entre elas, aprender com o curso “a Arte de Contar Histórias”, um incentivo para criarmos no Sesc Alagoas a Trupe Gogó da Ema de contadores de histórias”, relembra Mônica Bernardo, funcionária da sala de leitura da Unidade Sesc Centro e contadora de histórias.

A Trupe Gogó da Ema, fundada em 2000, é formada por funcionários da biblioteca do Sesc Alagoas que levam histórias ao conhecimento do público de forma lúdica e interativa. As apresentações acontecem nos próprios ambientes das bibliotecas, em escolas públicas e privadas e nas diversas ações culturais.

Como ter acesso

As bibliotecas do Sesc estão abertas ao público em geral para consultas. Para o empréstimo de livros e acesso aos recursos tecnológicos será necessário fazer a inscrição mediante a seguinte documentação: cartão do Sesc, RG, comprovante de residência, uma foto 3×4 recente e ter idade mínima de 15 anos de idade. 

 

SERVIÇO:

Biblioteca da Unidade Sesc Poço

Segunda a sexta-feira: 8h às 19h

Sábado: 13h às 17h

 

Mais informações: 0800 284 2440 | 2123-2424

Sala de Leitura da Unidade Sesc Centro

Segunda a sexta-feira: 9h às 18h

Mais informações: 0800 284 2440 | 3201-1367

 

Biblioteca da Unidade Sesc Arapiraca

Segunda, quarta e sexta: 8h às 12h e das 13h às 17h

Terça e quinta: 12h às 17h e das 18h às 21h

Mais informações: 0800 284 2440