29 de janeiro de 2020

Sesc promove ação educativa em alusão ao Dia Mundial do Câncer

A atividade gratuita acontecerá no dia 4 de fevereiro e disponibilizará serviços e orientações em saúde

 

Além de buscar e ampliar o conhecimento para ajudar a prevenir doenças, é importante reconhecer que o corpo fornece sinais e informações sobre a saúde e o bem-estar. Com essa perspectiva, o Sesc Alagoas promove ações de prevenção e orientação sobre o câncer, na próxima terça-feira (4), de 9h às 13h, no Calçadão do Comércio de Maceió – próximo à loja Magazine Luíza. A programação é gratuita e alusiva ao Dia Mundial do Câncer.

Serão oferecidos os serviços de verificação de pressão, glicemia, orientação nutricional, verificação de medidas, orientações sobre a importância da prática esportiva, orientações sobre saúde bucal, estande da prevenção de IST(Infecções Sexualmente Transmissíveis)/HIV/Aids. Além da disponibilização de solicitações para realização de mamografia e citologia, por meio da ONG Renascer, Casa Rosa e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.  A equipe da Casa Rosa fará oficina de amarrações e lenços. A ação contará com a estrutura de tendas infláveis, profissionais do Sesc e das instituições parceiras.

A ação prevê o atendimento aos comerciários e o público em geral que circula no Centro de Maceió. É importante ressaltar que o Sesc também atua diariamente com a prevenção do câncer de mama e colo do útero por meio do Projeto Sesc Saúde Mulher, além das ações educativas desenvolvidas pela Atividade Educação em Saúde. De modo geral, os serviços ofertados pela instituição contribuem para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde em Alagoas. 

Alusão

A data 4 de fevereiro é dedicada ao Dia Mundial do Câncer e foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A proposta é reforçar a importância de hábitos saudáveis e do diagnóstico e tratamento do câncer.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que a doença se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável. O termo “risco” é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolver uma doença. Nesse sentido, a proposta do Sesc consiste em sensibilizar a comunidade para a prevenção dos fatores de risco.