14 de janeiro de 2020

Ginástica na orla de Maceió marca o início do projeto Sesc Verão

Público destaca os benefícios da atividade na saúde física e mental

Janeiro, sensação térmica de mais de 30°C. O projeto Sesc Verão começou suas atividades, na orla de Maceió, com a Ginástica na Praia, aulão de dança gratuita, na Praça Gogó da Ema, no bairro da Ponta Verde. A iniciativa reuniu mais de 260 pessoas, entre os dias 8 e 10. A equipe de educadores físicos da Unidade Sesc Poço proporcionou alegria e ritmo e os profissionais ficarão na praça até o fim do mês de janeiro, de segunda a sexta, sempre das 19h às 20h, como parte da programação do projeto.

Pessoas de todas as idades, homens, mulheres e crianças podem participar. Para muitos, a ginástica representa não só um exercício físico, mas também um momento de renovação de energias. É o que pensa a professora Cícera Maria de Lima, frequentadora do projeto há mais de 10 anos. “Isso aqui é qualidade de vida. Essa atividade é uma terapia ocupacional, é um lazer não só do corpo, mas, principalmente, da mente. Independente da condição física todos devem participar. Porque isso aqui é saúde social”, afirmou.

A alegria é contagiante e tem potencial curador. É o que as pessoas repetem na fila da água, ao final da aula. Ana Cristina é dona de casa e frequentadora da ginástica dentro da Unidade Sesc Poço e nos espaços públicos durante as edições do Sesc Verão. Para ela, a atividade “é muito boa para saúde, para pessoa que tem depressão ou está desanimada. É uma harmonia muito forte para o corpo da gente”. E ainda manda um recado para quem pensa em participar: “Venha pela sua saúde. Não fique sedentário”, aconselhou.

O sucesso mora no ritmo. Para o professor de Educação Física e Recreação do Sesc Alagoas, Edson Lourenço, a aceitação à atividade tem sido maior depois que a equipe inseriu na programação das aulas músicas com coreografias mais improvisadas. “Estamos trazendo músicas simples para que as pessoas saiam satisfeitas e suadas, venham queimar bastante calorias. Esse é o nosso objetivo”, contou.

Como uma amostra das ações realizadas pela Coordenação de Esporte e Recreação (Cerec) do Sesc, o professor destaca a atividade. “Todo ano vemos caras novas nas nossas aulas, quando se encerra o projeto aqui. Quando conversamos com essas pessoas, elas dizem que participaram do aulão pelo menos uma noite, durante o projeto, gostaram e passaram a frequentar as aulas no Sesc. A gente acaba agregando e levando essas pessoas para o nosso dia-a-dia”, comemorou.

 

Sobre o projeto

O evento marca o início do Sesc Verão, realizado desde 2006 e considerado referência entre as opções de lazer e bem-estar em Maceió. A coordenadora do Cerec, Girlane Simões, explica que usar o verão como tema da iniciativa é uma estratégia que traz mais pessoas para as aulas.  “É uma época propícia, pois sabemos que a proximidade do Carnaval atrai mais público. Desde o início, viemos com uma proposta de incentivar a prática de atividades físicas por meios de esportes, dança e ginástica localizada de forma sistemática. São atividades que vêm para melhorar a condição ou manutenção da saúde do indivíduo para o completo bem-estar físico, mental e social”, explicou.

Em 2020, o projeto reúne, além da ginástica, torneios esportivos de beach soccer, goal poast, basquete de praia e vôlei. As atividades acontecem durante todo o mês de janeiro.