24 de janeiro de 2020

Apresentação marca o fim do curso de Iniciação ao Circo

Alunos e pais destacam a importância de trabalhar o corpo com brincadeiras e atividades circenses

Na tarde de hoje (24), os alunos do curso gratuito de Iniciação ao Circo, promovido pelo Sesc Alagoas, encerraram as aulas com uma apresentação das atividades desenvolvidas ao longo da semana. A ação, voltada para os pais e responsáveis dos participantes, crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, marcou o fim do ciclo semanal de brincadeiras, ensaios e descobertas ministradas pelo professor Magnum Ângelo da Silva, na Unidade Sesc Centro.

Com uma metodologia que priorizou as brincadeiras e o uso do corpo como chave para a expressão dentro do palco, os alunos se divertiram e saíram um pouco da rotina digital que pauta as brincadeiras para jovens nessa faixa etária atualmente. O metalúrgico Alex Elias Ferreira, pai de uma das alunas, aprovou o curso. “A criançada tá muito acostumada no celular, vive sentada. Então, essa atividade é muito boa porque traz um pouco o malabares, a cambalhota, o movimento, né. Foi uma semana muito proveitosa”, disse.

Durante as atividades propostas, muitas brincadeiras típicas do universo do circo foram apresentadas. As crianças confirmaram o que foi apontado pelos responsáveis. A jovem Caroline Farias Ferreira, 12 anos, aprendeu muitas coisas novas durante a semana. “Agora eu vejo o circo de outro jeito. Antes eu pensava que era tudo mais fácil, vendo assim é tudo mais complicado. A gente aprendeu bastante, desligou um pouco das telas e brincou”, apontou.

“Foi uma semana curta, rápida, mas eu espero que as crianças se divirtam”, foi o que disse o professor Magnum durante as últimas preparações para a apresentação final. Para ele, o encerramento é um momento de brincadeira e de organização, no qual os alunos podem refletir sobre o que fizeram durante todo o curso.

O professor também disse que as crianças sentem vontade de continuar. E que esse sentimento é visto em todos os alunos dos cursos de férias. “Por isso que estamos realizando os cursos mais completos já agora, logo na sequência. Alguns alunos podem continuar”, disse.

Assim, estão abertas as pré-inscrições online para o Curso de Iniciação a Técnicas Circenses, a partir da próxima segunda-feira (27/01) e seguem até o dia 29 de fevereiro, por meio do link https://doity.com.br/introducao-as-tecnicas-circenses-para-criancas. O curso disponibiliza 15 vagas e acontecerá do dia 10 de março a 28 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h, na Unidade Sesc Centro, para crianças entre sete e doze anos de idade.