2 de setembro de 2019

História das Américas é tema da programação do CineSesc em Setembro

As exibições são gratuitas e acontecem na Unidade Sesc Centro, às quartas-feiras

Durante todo o mês de setembro, a programação do CineSesc será voltada para os conflitos sociais do continente americano. Com exibições de 4 longas metragens brasileiros e de outros países do continente, a mostra “Histórias das 3 Américas” traça um panorama histórico e social sobre as transformações políticas em alguns países.

A curadoria traçou uma narrativa que atravessa períodos históricos distintos, mas com uma característica em comum: a luta. Em Eu não sou seu negro, o diretor Raoul Peck transporta para as telas um ensaio não finalizado do escritor James Baldwin. O renomado autor americano discorre sobre um período seminal para a história dos Estados Unidos: o ápice dos conflitos raciais nos anos 60 e a morte dos maiores líderes dos movimentos organizados dos negros e negras. O tema do racismo é essencial para discutir a construção e a “desconstrução” do continente americano.

Outros momentos de turbulência são revisitados. Em Os últimos dias em Havana o período da revolução cubana é discutido. E voltando mais um pouco no tempo, o longa Guerra do Paraguay traça um panorama de um dos momentos mais sangrentos da América do Sul. Assim como Joaquim, filme premiado mundialmente e dirigido pelo diretor Marcelo Gomes. O longa constrói uma biografia de um grande ícone da história brasileira, Tiradentes, para debater sobre o cenário político contemporâneo e seus paralelos com os dias da Inconfidência Mineira.

As exibições acontecem nas tardes das quartas-feiras no Teatro Jofre Soares, na Unidade Sesc Centro. A entrada é gratuita.

 

MACEIÓ

Dias: 04, 11, 18 e 25 de setembro de 2019

Horário: 12h30

Dias: 18 e 25 de setembro de 2019

Horário: 17h00

Sessão com acessibilidade (Libras, LSE e Audiodescrição)

Dia: 25 de setembro de 2019

Horário: 15h00

Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro. Rua Barão de Alagoas, 229.

Entrada Gratuita

 

Eu não sou seu negro

04/09 – 12:30 no Sesc Centro

18/09 – 17:00 no Sesc Centro

Origem: Estados Unidos

Ano de produção: 2016

Duração: 94’

Classificação: 12 anos

Direção: Raoul Peck

Elenco: James Baldwin

Sinopse

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.

Guerra do Paraguay

11/09 – 12:30 no Sesc Centro

Origem: Brasil

Ano de produção: 2015

Duração: 80’

Classificação: 16 anos

Direção: Luiz Rosemberg Filho

Elenco: Patrícia Niedermeier, Chico Diaz, Alexandre Dacosta

Sinopse

Nessa metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje.

Os últimos dias em Havana  

18/09 – 12:30 no Sesc Centro

Origem: Cuba

Ano de produção: 2016

Duração: 93’

Classificação: 16 anos

Direção: Fernando Perez

Elenco: Jorge Martinez, Patrício Wood

Sinopse

Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

 

Joaquim

25/09 – 12:30 no Sesc Centro

25/09 – 15:00 no Sesc Centro

25/09 – 17:00 no Sesc Centro

Origem: Brasil, Portugal

Ano de produção: 2016

Duração: 97’

Classificação: 16 anos

Direção: Marcelo Gomes

Elenco: Júlio Machado, Nuno Lopes, Isabél Zuaa, Rômulo Braga

Sinopse

A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como “Inconfidência Mineira”.