14 de agosto de 2019

Sesc informa como ser um doador para o Programa Mesa Brasil

Programa promove cidadania e diminui as desigualdades sociais

 

O Programa Mesa Brasil é uma rede de solidariedade contra fome e o desperdício. O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos. Em Alagoas o Sesc lançou em 2003 o Programa Mesa Brasil, atuando nas modalidades Colheita Urbana, onde os alimentos são coletados no doador e entregues diretamente às entidades beneficiadas, sem formação de estoque. Assim como no Banco de Alimentos, com as doações coletadas no doador e transportadas para os espaços de armazenagem do Programa, onde as entidades realizam a retirada dos produtos.

Há mais de 15 anos o programa vem expandindo solidariedade e hoje atua em 51 municípios alagoanos, beneficiando mais de 400 instituições em todo o estado. Mais 2.000.000kg por ano de alimentos doados.

Mas para que mais pessoas sejam beneficiadas é importante o fortalecimento dessa rede de solidariedade. O papel do doador faz a diferença. Com um trabalho de captação de parcerias, a equipe técnica sensibiliza as empresas para participarem do Programa. Elas podem disponibilizar gêneros alimentícios, perecíveis, não perecíveis e produtos de limpeza, higiene e serviços, como transporte e pessoal de apoio. Assim, os doadores exercitam a responsabilidade social por meio de ações que reduzem o desperdício de alimentos no Brasil.

O Mesa Brasil estabelece junto com o doador, o local, os dias e horários para a retirada da doação. O Programa avalia a qualidade dos alimentos e os transporta até o público beneficiário sob condições adequadas de consumo. O Programa possui equipe técnica e operacional devidamente qualificada para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação. Além disso, acompanha e monitora as ações.

COMO SER UM DOADOR?

 

Qualquer empresa ou pessoa física podem ser doadores do Mesa Brasil Sesc. Para isso, basta entrar em contato com o Programa por meio dos telefones 0800 284 0708 (Maceió) e 0800 284 2441 (Arapiraca) e aguardar a visita de um funcionário do Sesc.

Além de alimentos, o Mesa Brasil Sesc recebe doações como produtos de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, toalhas, lençóis, utensílios e material escolar. Informações: www.sescalagoas.com.br