1 de agosto de 2019

Sesc apoia campanha Agosto Dourado

Ação tem o objetivo de conscientizar pais e familiares sobre seus papéis no apoio à prática do aleitamento materno

 

Foram iniciadas as atividades da campanha Agosto Dourado e o Sesc apoia esta causa. Este ano, a ação promove a amamentação no Brasil com base no slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!”. A campanha conscientiza a sociedade sobre a importância do leite materno e é realizada no mesmo mês em que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, promovida pela OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.

Durante as atividades, acontece uma mobilização para que a população possa contribuir doando potes para o armazenamento do leite materno, que será doado à bebês necessitados, e a Unidade Sesc Poço, localizada na Rua Pedro Paulino, é um dos pontos de arrecadação. Os potes devem ser de vidro com tampa de plástico rosqueada, tipo café solúvel e maionese.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.

Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras.

O objetivo geral do Agosto Dourado é conscientizar pais e familiares sobre seus papéis no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.